Farmácia de Manipulação

Minoxidil – Queda de cabelo, como tratar?

A alopecia, popularmente conhecida como queda de cabelo, é uma doença que acomete milhares de homens e mulheres. O cabelo para de nascer em locais onde deveria crescer. Pode ser causada por estresse, adquirida por genética ou por alguma doença sistêmica. Os tratamentos são tópicos, apesar de já existir implante de fios.

A queda excessiva dos cabelos afeta principalmente a aparência. Existem diferentes tipos da doença, como androgenética, areata, difusa, seborreica, a cicatrizal e a universal.

Minoxidil Queda de cabelo

A alopecia androgenética, também conhecida como calvície, pode levar à perda parcial ou total dos fios de cabelo. É desencadeada por diversos fatores de ordem genética e hormonal. Está associada ao excesso de hormônios masculinos, chamados andrógenos. É um quadro genético e hereditário, mas pode não acometer todos da família. É mais comum em homens, mas pode ocorrer em mulheres.

A queda difusa dos cabelos ocorre geralmente por doenças crônicas ou temporárias, como no parto, por estresse emocional. As principais causas estão entre problemas endócrinos, como hiper ou hipotireoidismo; pelo uso de determinados medicamentos, como anticoagulantes, quimioterapia, que fazer o cabelo ficar muito fino e facilmente se soltam do couro cabeludo; e por baixa nutrição ou má alimentação, que torna os fios finos e secos, facilitando sua quebra e inibindo o crescimento.

Já a alopecia seborreica está diretamente ligada à glândula sebácea. Ela é a encarregada de produzir gordura ou sebo que, unido à água proveniente das glândulas sudoríparas, formam uma película de proteção do couro cabeludo. Algum desequilíbrio causa o aumento da produção dessa gordura, deixando o cabelo sem força e, em casos mais extremos, provocam a queda do cabelo.

Possíveis Causas

As principais causas da queda de cabelo de origem seborreica são estresse e ansiedade, desequilíbrio hormonal, dietas ricas em gorduras e shampoos muito agressivos.

Outro tipo de doença que pode provocar a queda de cabelo é a alopecia cicatrizal, um caso mais grave da doença, que é irreversível. Esse tipo ainda não possui tratamento conhecido, uma vez que, os folículos responsáveis pela formação do fio foram rompidos e não existem mais. Em geral, são alopecias infecciosas, dermatoses, tumores, entre outros.

A alopecia areata ainda é um mistério, já que possui causa desconhecida. Um dos sinais é a formação de círculos no couro cabeludo, que acredita ser provocava pelo estresse. Acomete homens e mulheres, mas costuma ser mais leve nas mulheres. O tratamento, neste caso, seria para a origem da doença, no caso o estresse, e não da alopecia em si.

De qualquer forma, a maioria das alopecias, queda de cabelo, é tratadas de forma tópica, com medicamentos de uso externo, via oral ou, em casos mais graves, através de implante.

Tratamento tópico com Minoxidil

O tratamento tópico mais conhecido é feito com o Minoxidil 5%, medicamento manipulado, um vasodilatador que, quando usado no couro cabeludo, causa vasodilatação dos micro vasos sanguíneos resultando em uma maior nutrição da raiz do fios de cabelo.

Outro medicamento bastante indicado pelos dermatologistas é o minoxidil + finasterida. A Finasterida pode ser mais eficiente nos locais onde o Minoxidil é menos ativo. O uso concomitante de Finasterida e Minoxidil aumenta o efeito no crescimento capilar. Os efeitos clínicos são observados de 12 semanas a 6 meses, após o início do tratamento.               

Para casos mais graves, o Minoxidil com fatores de crescimento, como AFGF, VEGF e Nano Cooper, podem trazer resultados mais significativos. AFGF é um fator de crescimento que estimula a formação de novos vasos sanguíneos, aumento a nutrição da raiz do cabelo. VEGF é capaz de reverter a atrofia folicular (raiz do cabelo) induzida pela DHT. Aumenta o tamanho dos folículos. A NANO COOPER nutre o couro cabeludo e auxilia na reparação dos tecidos. 

Em ambos os casos, o medicamento manipulado deve ser feito em local sério e de confiança, para que a dose seja elaborada nas proporções adequadas e para não gerar efeitos colaterais. 

O Minoxidil é uma substância manipulada pela FÍSICO FARMA, de forma consciente e legal, para garantir o melhor resultado aos seus usuários.

Os medicamentos produzidos pela Farmácia de Manipulação on line Físico Farma são de qualidade comprovada, uma empresa do ramo de manipulação de formulas personalizadas, em Belo Horizonte-MG, que atua com energia 100% renovável e trabalha com comprometimento para produzir os melhores produtos.

Everton F. D. Col

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De volta ao topo