Farmácia de Manipulação

CACTIN – RETENÇÃO DE LÍQUIDOS: O QUE FAZER?

A retenção de líquidos é o nome popular dado ao inchaço do corpo. Pode afetar barriga, pernas e pés. É muito comum, principalmente, em mulheres. 

A retenção é o resultado de quantidade de líquido do sangue, pobre em proteínas, que ultrapassa os vasos sanguíneos e se acumula na sob a pele. Esses líquidos são compostos em 2/3 por água. 

Ela pode ocorrer também dentro dos vasos sanguíneos, nos órgãos, dentro das células ou entre elas, provocando o inchaço e até mesmo a alteração de peso. 

Possíveis Causas de Retenção

As causas da retenção de líquidos no tecido subcutâneo são diversas, como problemas renais, cardíacos ou do fígado. A falta de equilíbrio desses líquidos no corpo, acaba promovendo o inchaço de algumas regiões. 

Outras circunstâncias também favorecem o surgimento do edema, chamado popularmente de inchaço, tais como sedentarismo, variações da pressão sanguínea, quantidade de proteínas do sangue.   

A má circulação, alguns medicamentos, período pré-menstrual e desequilíbrio hormonal entram na lista de possibilidades para a formação do edema. 

Além do inchaço, a retenção de líquido pode causar outros sintomas como estresse, dores no corpo e até desconforto intestinal. 

Com maior percepção pelas mulheres, o surgimento ou agravamento da celulite também pode ser causada pela retenção de líquidos no corpo. 

Durante o período menstrual a retenção pode ser maior, devido a grande produção de progesterona, hormônio feminino responsável pela gestação, que aumenta a quantidade de líquido entre as células. 

Mãos, pés, abdômen, pernas, seios, ficam mais inchados no período menstrual e se intensifica ainda mais durante a gestação, quando a produção de progesterona é ainda maior. 

O consumo de sal em grande quantidade pode causar a retenção de líquidos, já que dificulta a eliminação da água pelo corpo. 

Nos períodos do ano com altas temperaturas, com calor intenso, os vasos sanguíneos se dilatam e facilitam a passagem de líquidos, provocando a retenção. 

Uma das formas de saber se tem retenção de líquido é pressionando o polegar sobre a pele da área inchada. Se a pele demorar para voltar ou ficar uma marca que demora alguns segundos para sumir, pode ser sinal de que há retenção. 

Nos casos em que a retenção de líquidos for ocasionada por problemas mais graves, é comum que o tratamento seja com medicamentos próprios ao problema associados à diuréticos. 

Diuréticos Naturais

Os diuréticos são medicamentos que ajudam a eliminar o excesso de líquido do corpo. Mas devem ser usados com cautela. Muitas pessoas utilizam com o intuito de emagrecer e acabam por eliminar líquidos que contenham substâncias e sais minerais indispensáveis para a saúde do corpo.

Existem, atualmente, diuréticos naturais, que não afetam nem causam efeitos colaterais. É importante confiar na fonte que está comprando, para não fazer uso de um medicamento que não é 100% natural. 

Entre eles, podemos citar dois que tem efeitos diuréticos comprovados, sem efeitos colaterais e alterações hormonais, e que são realmente naturais. 

O primeiro deles é o Diurético Natural em cápsulas, da Físico Farma. Ele é um composto natural que age em favor da perda de peso e na ação diurética, assim, com a redução da quantidade de líquido circulante na corrente sanguínea, a pressão nas artérias e o inchaço causado pela retenção de líquidos, que são reduzidos. 

Entre os benefícios oferecidos podemos dizer que ele é capaz de acelerar o metabolismo, combater a celulite, aumenta a disposição física e a queima de gordura, proporcionando uma sensação de saciedade. 

O segundo é o Cactin 500mg, que é um ativo 100% natural, extraído do cacto Opuntia, que possui ação diurética sem perdas de minerais. É muito conhecido como “drenagem linfática em cápsulas” e é distribuido no Brasil pela Galena. 

Em algumas situações ou fases da vida, as mulheres apresentam alta retenção de líquidos em seu corpo. O Cactin por sua ação diurética auxilia no controle do peso corporal e na eliminação do excesso de líquidos. 

Alguns estudos científicos já foram realizados com o produto, como demonstrado a seguir. 

Estudos de Eficácia do Cactin

Estudo 1: Foi realizado um estudo para avaliar as propriedades diuréticas do Cactin, e seu efeito em tornozelos inchados. Foram separados dois grupos. O primeiro com 15 voluntárias do sexo feminino, com IMC entre 23 e 26. O segundo com 9 voluntárias com IMC menor que 25. 

Em ambos os grupo, foram administrados 2 g de Cactin (divididos em duas doses de 1g de 12 em 12 horas) por dia, durante 9 dias.  

O resultado está no gráfico abaixo:


Cactin ajudou a aumentar em mais de 27% a diurese nas mulheres do grupo com IMC<25 e houve uma redução de 68% na sensação de inchaço dos tornozelos das mulheres do grupo com IMC entre 23 e 26. 

 

Estudo 2: Outro estudo foi realizado para avaliar a perda de peso promovida pelo Cactin. Foram 49 voluntárias usando 2 g de Cactin (divididos em duas doses de 1g de 12 em 12 horas) por dia, durante 28 dias.  

Cactin proporcionou grande perda de peso corporal, em média de 3,3 kg. O placebo não resultou em nenhuma perda de peso.  

 

Estudo 3: Estudo realizado para avaliar o efeito do Cactin na redução das medidas do quadril. Foram administrados 2 g de Cactin (divididos em duas doses de 1g de 12 em 12 horas) por dia, durante 28 dias.  

Cactin promoveu redução de até 1,9 cm nas medidas do quadril, afinando a silhueta.  

Além de ser um ótimo auxiliar no emagrecimento, ele contém em sua composição vitaminas, minerais, lipídeos bons, aminoácidos como cisteína e taurina, antioxidantes poderosos como glutationa, flavonóides, entre outros compostos fenólicos e betalaínas.

 

Os dois medicamentos são naturais estão disponíveis na farmácia de manipulação on line, Físico Farma, uma empresa do ramo de manipulação de formulados personalizados, em Belo Horizonte-MG, que atua com energia 100% renovável e trabalha com comprometimento para produzir os melhores produtos. 

Everton F. D. Col

One thought on “CACTIN – RETENÇÃO DE LÍQUIDOS: O QUE FAZER?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De volta ao topo