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A IMPORTÂNCIA DE INGERIR MUITA ÁGUA NO DIA A DIA

Não há como viver sem tomar água. Ela representa cerca 65% do peso total do corpo. E as funções vitais dos órgãos dependem dela integralmente.

A quantidade de água perdida pelo corpo durante um dia com transpiração, respiração, através da urina e das funções vitais podem chegar a 2 litros. Mas a quantidade de águe que deve ser ingerida diariamente varia bastante.

O corpo não possui reservas ou condições de armazenar água, por isso é essencial que sua reposição seja diária e em condições suficientes para manter equilibradas as atividades e funções vitais do organismo.

Nutricionistas do Ministério da Saúde explicam que, assim como qualquer alimento, a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente é variável. Isso depende de uma série de fatores como idade, peso, atividade física praticada e, inclusive, clima e temperatura do ambiente em que vive.

Pessoas sedentárias, que não praticam exercícios físicos regularmente, segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde, devem ingerir, em média, de 2 e meio a 3 litros de água por dia.

Já as pessoas que fazem atividade física com frequência devem consumir de 4 a 5 litros de água durante o dia. A quantidade aumenta porque, como se perde água durante os exercícios, é necessário repor os estoques de eletrólitos, itens fundamentais para dar energia imediata ao corpo.

É importante dizer que a quantidade de água recomendada para cada pessoa não deve ser diluída em outras bebidas. Isso significa que café, chás, sucos e outras bebidas (com ou sem açúcar) não entram nessa conta.

Ingerir a quantidade ideal de água diariamente gera inúmeros benefícios, como os citados, a seguir.

Previne contra doenças: beber água pode ser fundamental para evitar doenças, inclusive as relacionadas ao sistema circulatório. Sem água, os índices de ureia e ácido úrico no sangue podem ficar alterados, gerando problemas como pedras nos rins ou complicações nas articulações.

Ajuda no emagrecimento: emagrecer não depende apenas de equilibrar a alimentação. Além de adotar hábitos alimentares mais saudáveis e praticar atividade física regularmente, beber água pode fazer a diferença na busca por um peso corporal saudável.

O Ministério da Saúde explica que beber água auxilia na desinflamação da gordura. O excesso de gordura vem da célula inflamada e a água é fundamental para fazer essa célula voltar ao normal. Se a pessoa está em um processo de emagrecimento e não ingere a quantidade de água recomendada, terá dificuldade para emagrecer.

Mantém a pressão arterial equilibrada: a água é um componente importante do sangue e como esse é o elemento que percorre todo o corpo levando oxigênio para as células, beber água faz toda a diferença para que isso aconteça de forma eficiente. A ingestão adequada de água faz com que o organismo mantenha a pressão arterial equilibrada.

A ingestão adequada de água diariamente também regula a temperatura corporal, evitando casos de febre e hipotermia.

Ainda, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele. Também é importante para manter a integridade da camada de proteção da pele e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções.

Especialistas reforçam que uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água.

O ideal é consultar um médico ou nutricionista, para que seja feita uma análise geral do quadro de cada pessoa e indicada a quantidade de água diária ideal a ser ingerida para manter o equilíbrio e bom funcionamento dos órgãos do corpo, além dos demais benefícios já descritos.

Importante mencionar que a ingestão excessiva de água pode causar desequilíbrio hormonal, o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, como o sódio. Por isso, o ideal é procurar um profissional da área para o estudo do caso e a ingestão da quantidade correta ou aproximada.

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Everton F. D. Col

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