Farmácia de Manipulação

VITAMINA D E SUA IMPORTÂNCIA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

A Vitamina D ( Colecalciferol ) foi descoberta apenas em 1922, quando estudos sobre a tuberculose provou que pessoas doentes expostas ao sol e a ingestão de óleo de fígado de bacalhau, apresentavam melhoras nos quadros, em relação aquelas que recebiam tratamentos gerais.

Ao contrário de outras vitaminas, o corpo humano produz 90% da Vitamina D que precisamos. O restante deve ser ingerido através de alimentos ou medicamentos específicos.

Sol e Vitamina D

Existe uma molécula da pela chamada 7-dihidrocolesterol que ao ser exposta aos raios ultravioletas, transforma-se em vitamina D inativa. Ela só é ativada quando chega no fígado e nos rins.

Segundo estudos recentemente publicado nos Estados Unidos, cerca de 10% da população de países desenvolvidos ou em desenvolvimento possui deficiência de vitamina D. Esta deficiência eleva em aproximadamente quatro vezes as chances de quedas, fraturas ósseas, sintomas depressivos, câncer de cólon e problemas cognitivos (de memória e da capacidade de raciocínio).

A vitamina D protege o fluxo sanguíneo e limpa o organismo de toxinas, incluindo as proteínas amilóides associadas à doença de Alzheimer, promovendo um melhor funcionamento do organismo como um todo.

A grande maioria das pessoas deficientes em vit. D apenas irão apresentar sintomas na idade adulta, sobretudo na terceira idade (a partir dos 65 anos). Por isso, tomar cuidado com a falta desse nutriente vital para o nosso organismo é importante desde a juventude.

Alguns fatores de risco podem ser associados à deficiência de vit. D no organismo, como idade superior a 65 anos, falta de exposição à luz solar, medicamentos anticonvulsionantes e corticoides, falta de atividade física, entre outros.

Benefícios Vitamina D

Ao certificar-se de que está ingerindo quantidades diárias recomendadas à sua faixa etária, você está prevenindo problemas futuros de quedas, osteoporosefraturas e doenças cardiovasculares (infarto, trombose e derrame cerebral).

Outros benefícios da suplementação adequada de Colecalciferol, são a melhora da capacidade física (aumento da disposição e do ânimo) e uma menor chance de apresentar problemas cognitivos (demência senil e Mal de Alzheimer) na terceira idade, a prevenção do câncer de cólon e de sintomas depressivos.

É possível realizar a suplementação de vitamina D através da alimentação com a ingestão de óleo de peixe, gema de ovo, salmão fresco, sardinha, atum e leite de soja, pela exposição solar e com medicamentos naturais de vitamina D.

Contudo, o organismo não pode receber a Colecalciferol pronta dos alimentos, tal como recebe as vitaminas dos tipos A, B, C, E e K. Para produzir a vitamina D, a pele precisa de contato diário com os raios solares. Devido aos constantes alertas sobre os malefícios de tomar sol, cada vez menos as pessoas se expõem aos seus raios e, por isso, as taxas de vitamina D estão cada vez menores.

Para prevenir doenças atreladas ao envelhecimento, câncer, depressão, doenças cardiovasculares e muitas outras, é preciso garantir bons níveis de vitamina D no organismo.

É claro que isso não deve ser considerado como fator isolado. Uma boa alimentação, boas noites de sono e exercícios físicos são necessários para que a vitamina D faça o seu papel da melhor forma possível.

Pegar sol da manhã sem protetor solar de 10 e 20 minutos por dia é o suficiente para combater a falta de vitamina D3. Você também pode dispensar o protetor solar em trajetos rápidos, como a ida ao almoço, a fim de que o organismo capte um pouco da luz solar.

No entanto, se o seu estilo de vida não permite a absorção adequada da vitamina D, suplementar pode ser a solução. Estamos falando de um hormônio lipossolúvel que pode ser encontrado em gotas ou cápsulas oleosas, sempre com a necessidade de uma gordura para sua absorção.

Conclusão

A suplementação de Vitamina D3 é muito barata e eficaz. Devido aos grandes benefícios que a mesma traz para a saúde, não existe razão para deixar que seus níveis fiquem baixos.

A vitamina D é uma substância lipossolúvel (ou seja, solúvel em gordura) cujas principais formas encontradas na natureza são a vitamina D2 e a vitamina D3.

A ação clássica da vitamina D é regular o fornecimento de cálcio e fósforo ao organismo. Dessa forma, ela atua nos ossos, no intestino e nos rins. Seu papel mais conhecido entre a população é a proteção óssea.

 

Farmácia de Manipulação Físico Farma

A Físico Farma é uma farmácia de manipulação de fórmulas personalizadas, localizada em Belo Horizonte-MG, que atua com energia 100% renovável e trabalha com comprometimento para produzir os melhores produtos.

Everton F. D. Col

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De volta ao topo