Farmácia de Manipulação

16 DICAS DE COMO MANTER A PELE SEMPRE BONITA

Olá como você vai hoje? Nós esperamos que você esteja muito bem! A nossa conversa de hoje vamos falar um pouco sobre o assunto que é extremamente importante para homens, mulheres, crianças e adolescentes.

A saúde da sua pele é extremamente importante, não deve ser deixada de lado, por esse motivo vamos ajudar nessa missão que sabemos que não fácil.

A pele se trata do maior órgão dos sistemas do corpo humano. Ela cobre desde a cabeça e vai até o último dedo do pé.

Assim como todos os outros órgãos do corpo humano, a pele necessita de cuidado, pois pode sofrer por queimaduras, excesso de oleosidade, insolação e até mesmo desidratação.

Sabemos que os dias em que vivemos a prioridade não é cuidar da saúde pois, o tempo está cada vez mais curto e outras coisas são uma prioridade.

A primeira coisa que queremos falar é que a sua saúde deve ser prioridade sempre, portanto arrume sempre 15 minutinhos para cuidar de si.

Segundo, quando você reserva um tempo para dar um pouco de atenção a este órgão, ele funciona muito melhor evitando problemas muito maiores lá na frente.

Câncer de pele

De acordo com o INCA é o Instituto Nacional de câncer, o câncer de pele melanoma tem origem dos melanócitos, então é mais frequentes em adultos brancos pois, ocorre a falta de melanina.

Quando esse tipo de câncer ocorre em pessoas negras ele é mais comum de ocorrer nas áreas claras com as palmas das mãos e as plantas dos pés.

Esse câncer é um câncer frequente no Brasil pois, ocorrem 30% de todos os tumores malignos registrados.

O melanoma apresenta apenas 3% das neoplasias malignas de forma do tipo mais grave pois, tem alta possibilidade de provocar a disseminação do câncer para outros órgãos.

Em relação à cura, o prognóstico – que são as chances de melhora, desse tipo de câncer são consideravelmente boas se for detectado bem cedo.

Os anos que passaram e houve uma grande melhora em relação ao índice de vida dos pacientes que têm esse tipo de câncer, principalmente graças à detecção precoce e o tratamento adequado. 

O INCA continua falando que, no Brasil são 8450 casos novos todos os anos, sendo que 4200 são em homens e 4250 são em mulheres, estes dados são do ano de 2020.

Enquanto ao número de mortes no Brasil, por causa do câncer de pele são 1794, sendo 1012 em homens e 782 e mulheres, estes dados são do ano de 2015.

Estamos falando aqui apenas de uma das várias doenças que podem ocorrer na sua pele se não houver tratamento, eu aposto que você está preocupado e quer saber quais são os fatores de risco para adquirir a doença, mas calma, nós vamos explicar!

 

Fatores de risco que aumentam a probabilidade de ter a doença

Agora ficaremos dicas de como pintar que essa doença chega de você e avisamos logo a base de tudo é o cuidado.

 primeiramente eu te falar sobre a exposição ao sol, Sabemos que o Brasil é um país tropical e que é realmente muito difícil não levar um pouco de sol durante o dia entretanto o problema está nas exposições prolongadas e repetidas ao sol.

Quando falamos de Exposição prolongada e repetida falamos de passar muito tempo durante muitos dias no sol principalmente para as crianças e nos adolescentes. o caso se agrava quando não ocorre o uso de algum protetor solar para bloquear os raios ultravioletas.

Podemos falar agora de uma coisa que pode ser evitada que é o bronzeamento artificial e se dispõe o ciclo antes da raiz da violência que são prejudiciais à saúde.

Outra coisa que aumenta o risco é ter os pelos e olhos claros, cabelos ruivos ou loiros, pois esses povos tem um pouco menos de melanina, ou seja, uma barreira a menos na proteção contra infiltração dos raios ultravioletas.

Por último, mas é um fato importante e que não deve ser descartado é ter dados de câncer familiar ou pessoal dentro do seu histórico.

Agora que falamos um pouco sobre os fatores de risco vamos falar também um pouco sobre os sinais e sintomas que podem aparecer.

 Sinais e sintomas

Podemos começar dizendo que o melanoma pode surgir a partir de uma pele normal ou de uma lesão com o cor, ou seja, uma lesão pigmentada.

As pessoas podem identificar o melanoma no seu surgimento pois, aparece uma pinta escura com as bordas irregulares, acompanhadas de coceira e descamação da pele.

Em alguns casos essa lesão ela persiste, podendo ocorrer o aumento do tamanho, alteração da coloração ou na forma de lesão.

Para que o prognóstico de cura seja bom a detecção precoce é fundamental, pois é estratégia de identificar na fase inicial e possibilitar melhor o tratamento.

A detecção pode ser feita através de exames clínicos, laboratoriais, radiológicos, pessoais, com sinais e sintomas sugestivos de doenças ou até mesmo de periódico em pessoas que têm sinais, sendo este o famoso rastreio.

Não há nenhuma comprovação científica de que o rastreio do câncer de pele traz benefícios ou riscos até porque ele não é recomendado.

Uma regra datada internacionalmente ajuda no diagnóstico através de sinais e sintomas, é a regra do A B C D E.

 A letra A na regra é de assimetria, pois uma metade do sinal pode ser diferente da outra,  já a letra B é de bordas irregulares, pois o seu contorno é mal feito, a letra C é de cor variável, pois pode ser preta, castanha, Branca, avermelhada ou azul, por exemplo. 

A letra de D de diâmetro, você deve verificar se a pinta é maior de 6 mm e por último a letra E que significa evolução, sendo mudanças boas ou ruins no tamanho, forma ou cor.

Agora que falamos um pouco sobre a principal doença de pele e a que mais preocupa a população, que tal darmos dicas de manter a pele sempre bem cuidar e viçosa? Se interessou pelo tema? Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo conosco!

 

Dicas para manter a pele sempre bonita

Use filtro solar no rosto diariamente

O sol do dia a dia tende a deixar a nossa pele com a aparência cada vez mais envelhecida, podendo ter manchas formadas e contribuir para o surgimento do câncer de pele. Por isso, aplique filtro solar todos os dias pela manhã.

A quantidade pode ser a que você julgar necessário, entretanto é preciso que você espalhe uniformemente na em todos os lugares da face. Não há necessidade de reaplicação, desde que você use filtro solar com fator 30 ou superior e passe o dia em ambiente fechado.

Se por acaso você entrar em contato com a água, por favor reaplique.

Aproveite os produtos quem tem funções variadas

Existem quase que uma infinidade de protetores solares que oferecem também outros benefícios, como antioxidantes, cobertura de base, moléculas antioleosidade, apresentação em pó, em BB ou CC cream.

O protetor solar em pó é uma boa peida para quem passa o dia em ambientes internos por que com ele não há necessidade de reaplicação da maquiagem, pois é possível retocar o filtro com uma esponja.

A opção de base pode vir para quem gosta de ir para praia, mas não quer deixar a maquiagem de lado, podendo aproveitar as duas funções.



Cuide da barreira natural da pele


A pele saudável possui uma barreira produzida pela pele de forma natural, composta por substâncias como a queratina, alguns pelinhos, óleos e gorduras fabricados nas glândulas sebáceas.

Para peles sensíveis, a recomendação é banho morno ou frio e o uso de loções de limpeza, evitando os sabões que fazem espuma.

Quando tomamos banho com uma temperatura muito elevada tiramos esta proteção natural da pele, deixando-a exposta a temperaturas extremas, contribuindo assim para o ressecamento dela ou o surgimento de espinhas.

Não use buchas

O banho com a temperatura muito elevada, o uso de sabões e buchas (ou tudo isso junto) podem causar uma desorganização dessa proteção da pele.

A bucha remove fisicamente a barreira de gordura da pele, assim como tomar banho com o chuveiro extremamente quente, mas a agressão causada a pele ainda se torna pior pela pressão feita pela bucha.


Utilize hidratante corporal sempre após o banho

O hidratante é um grande aliado para manter a pele com os melhores aspectos possíveis, preservando a sua viçosidade.

Como imos anteriormente, o uso dos sabonetes, água quente e bucha tiram a barreira que protege a pele de coisas que fazem mal a ela. O hidratante surge com este papel, ele faz com que a camada da pele seja reconstruída.

Se você quer utilizar um hidratante especifico pois tem a pele muito oleosa ou muito ressecada, recomendamos a você uma visita ao dermatologista, este profissional vai lhe guiar mediante a melhor solução.

Um ótimo produto para se usar após o banho é a Sérum Vitamina C, ele é utilizado no tratamento do fotoenvelhecimento, da pigmentação irregular e da acne.

Altamente indicado no tratamento da acne. Apresenta molécula maior que a do ácido salicílico, penetrando lentamente na pele promove um afinamento da pele.



Evite excesso de açucares e gorduras
Sabemos que a nossa saúde começa pela nossa alimentação, então a saúde da nossa pele não é diferente, esta depende muito de fatores ligados aos alimentos.

Existem alguns tipos de alimentos que auxiliam no processo de envelhecimento da pele, por tanto alimentos ricos em açucares, gorduras e sódios devem ser evitados com frequência.

Consuma sempre alimentos que façam bem para a pele, frutas, legumes, tubérculos e vegetais, pois estes são ricos em minerais e açucares necessários para o funcionamento do corpo.

Aproveite o que a natureza pode ofertar


As frutas contém a maioria dos nutrientes que o nosso corpo precisa para ficar bem.

Além de tudo, o que evita a produção demasiada da insulina, que é desenvolvida pelos picos de glicose que estão relacionados à glicação, que ocorre quando comemos muitos doces, processo que, junto com a oxidação, promove o envelhecimento da pele.


Cuide da beleza da pele de dentro para fora

Esta estratégia tem muito sucesso com as pessoas que resolvem utiliza-la.

Portanto cuide da ingestão de minerais, proteínas e vitaminas necessárias para a boa manutenção da pele, podemos citar: antioxidantes, como as vitaminas C e E  e os oligoelementos, como o zinco e o silício.

Não fume

O envelhecimento da pele pode acontecer por vários motivos e um deles é o uso de cigarros de forma recorrente. Os cigarros tem em sua composição substâncias que podem causar sequelas permanentes na pele e no pulmão.

Mesmo em pessoas jovens, o cigarro piora a aparência da pele, atribuindo mais idade do que o indivíduo de fato tem.

Mantenha-se próximo ao seu peso ideal

Pessoas com sobrepeso ou muito abaixo do peso podem ter o processo de envelhecimento exacerbado. O tecido subcutâneo é formado por gordura e é ela que dá suporte e sustentação à nossa pele.

Evite o consumo excessivo de álcool

Sabemos que, algumas vezes costumamos pesar a mão na bebida e não existe problema nisto, entretanto o problema surge quando existe um consumo extremamente grande de álcool.

Sabemos que o vinho tem os seus benefícios para o corpo e para a pele, mas se você busca estes benefícios no vinho, recomendamos a você que opte pelo suco de uva.

O vinho e outras bebidas que cotem álcool contem maior produção de radiais livres, contribuindo assim para o envelhecimento de forma mais rápida.


Conheça a sua pele
Algumas vezes vemos determinado produto e temos vontade de colocar na pele ou levar para casa para testar. Outras vezes começamos a usar cremes ou bases que todas as pessoas usam, mas o caimento não parece tão bom, podendo causar até espinhas.

Isso se dá ao fato de que as peles são diferentes e é por isso que é necessário que você reconheça o seu tipo, para comprar produtos que sejam compatíveis com ela.

Nesta jornada prazerosa que é se conhecer melhor indicamos que uma dermatologista te auxilie, assim o caminho ficará muito mais fácil.



Faça exercícios física


Por algumas vezes podemos achar que os exercícios físicos não tem necessidade de serem praticados, mas é aí que você se engana.

A pratica de exercícios colabora muito para a firmeza da pele, além da usa maciez, pois não devemos esquecer que a pratica de exercícios estimula uma melhor circulação sanguínea.

Desta forma o sangue se espalha melhor por todas as partes do corpo levando nutrientes e oxigênio, que são extremamente necessários.

Beba água sempre que possível

Que a água é essencial a vida ninguém duvida, porem você sabia que ela é essencial para a conservação da pele?

A água hidrata, fazendo com que os fiquem cada vez mais macios e brilhosos, além de ajudar a diminuir a retenção de líquidos e os inchaços que podem aparecer ao longo do corpo, prejudicando a fibra da pele.


Nunca durma com maquiagem
Por vezes chegamos tão cansados dos locais onde vamos que só queremos tomar um banho, comer algo e deitar para descansar, achando assim que estamos bem cuidados e que não existe nada a mais para ser feito.

É importante te lembrarmos que, a pele deve ter toda a sua maquiagem removida, pois a obstrução dos poros pode causar acnes e espinhas, além de que é a noite que a pele consegue absorver melhor os nutrientes e respirar.

Fique em alerta sobre o uso dos produtos e a sua validade
Algumas vezes, não temos tempo de limpar o nosso estojinho de cuidados com a pele e nele permanecem materiais que já não deveriam mais estar ali, pois estão vencidos.

Além de que, quando criamos uma rotina com um tipo de produto, seguimos ela fielmente, porém é necessário avaliar quantas vezes você está passando aquele produto dentro da sua rotina.

Alguns produtos em excesso podem causar oleosidade, espinhas, acnes e até mesmo erupções mais graves na pele. Portanto se atente a estas informações.

Faça limpeza de pele

Dos cuidados com a pele a limpeza dela é sempre o mais falado e por vezes, levanta uma polemica.

A limpeza de pele serve para retirar impurezas e tudo que obstrui os poros de uma pele, porém quando existe o excesso deste procedimento pode haver prejuízo?

A resposta é sim! Quando fazemos limpeza demais na pele, em curtos espações de tempo a pele pode se machucar ou desenvolver uma oleosidade que não é dela.

Além de que, quando for realizar este procedimento, procure sempre profissionais que são competentes e de sua confiança, pois desta forma você evita dores de cabeça futuras!

Conclusão

Na nossa conversa de hoje demos dicas sobre como deixar a pele mais bonita de maneiras que não gaste tanto o seu tempo durante o dia.

Como podemos mostrar, são dicas simples, mas de grandioso valor, pois as mudanças de hábitos fazem toda a diferença.

Falamos também sobre uma doença que é bem fácil de ocorrer no verão graças a exposição solar: o câncer de pele. Falamos sobre meios diagnósticos para que você fique sempre ligado e alerte outras pessoas.

Enfim, aproveite as dicas que demos, cuide de você, as sua pele e seja feliz!

Gostou do texto de hoje? Gostaria de ler mais sobre? Continue conosco para mais textos. Até mais!

 

Farmácia de Manipulação Físico Farma

A Físico Farma é uma farmácia de manipulação de fórmulas personalizadas, localizada em Belo Horizonte-MG, que atua com energia 100% renovável e trabalha com comprometimento para produzir os melhores produtos.

Blog Físico Farma

Everton F. D. Col

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De volta ao topo