Farmácia de Manipulação

Ansiedade: como reduzir em tempos de Coronavirus

Olá, Esperamos você esteja bem, mesmo nestes tempos de tanta incerteza e medo, causada pelo Coronavirus. Percebemos em muitos de nossos atendimentos relatos de ansiedade que causam um estado de stress. Confesso que também sinto em um momento ou outro, e acredito que será algo que teremos que passar, por isso falaremos sobre os fitoterápicos que auxiliam a diminuição da ansiedade.

 

A ansiedade pode vir de uma forma muito fácil e se manter muito tempo, pois algumas vezes é inerente à nossa vontade. Pois, quando o assunto é estresse, todos nós temos vontade de parar, mas só resta esperar a crise passar.

 

Mas antes de começar, a saber, quais são os fitoterápicos que auxiliam na diminuição do estresse, primeiro precisamos saber do que se tratam os fitoterápicos e o que é o estresse.

 

Gostou do tema de hoje da nossa conversa? Quer saber mais? Continue lendo conosco!

 

O que são fitoterápicos?

 Os fitoterápicos são os produtos produzidos exclusivamente de matéria-prima vegetal.  A Anvisa que se trata da Agência Nacional de Vigilância Sanitária define os fitoterápicos como produtos obtidos a partir de derivados de materiais vegetais.

 

É válido falarmos que os riscos que esse tipo de medicamento aparece no nosso corpo, além de suas ações e onde agem são totalmente conhecidos pelo homem.

 

Podemos salientar também que todo fitoterápico necessita da situação comprovada através de estudos farmacológicos, é necessário estudar através de artigos publicados determinando a sua qualidade e a funcionalidade das peças vegetal que fundamentou a criação do medicamento.

 

Só é considerado fitoterápico medicamentos compostos totalmente por matéria-prima vegetal, medicamentos que tenham substâncias ativas isoladas não são considerados fitoterápicos.

 

E a diferença? 

Mas você deve tá se perguntando qual a diferença deles para as plantas medicinais, calma! Vamos te responder!

 

É importante definirmos que as plantas medicinais são aquelas plantas utilizadas para aliviar sintomas de patologias, podendo ser utilizadas através de sucos, chás e infusões, por exemplo.

 

A diferença entre esta planta e fitoterápico é que o produto fitoterápico passa por procedimentos industriais para obter o medicamento, podemos citar que através de sucos, por exemplo, é possível haver a contaminação do líquido.

 

Medicamentos

 Já quando falamos de medicamentos, os processos que tornam a matéria-prima industrializados evitam a contaminação além de oferecer uma dose correta para o consumo do ser humano.

 

Pois nunca devemos esquecer que a super dosagem de um medicamento, sendo ele fitoterápico ou não, pode levar a morte, pois afeta diretamente o funcionamento dos sistemas.

 

Então por isso mesmo esses elementos sendo um medicamentos naturais, é importante que seja utilizado corretamente seguindo instruções médicas. 

 

Sempre consumir esse tipo de medicamento é necessário que siga as instruções básicas, além de olhar a validade e o lote para saber se está apto ao consumo, assim como observar a sua aparência.

 

Agora que falamos um pouco sobre os fitoterápicos e as suas vantagens e também das precauções que devemos tomar, vamos falar um pouco sobre o estresse.

 

O que é o estresse e ansiedade ?

Podemos definir o estresse como reação do organismo para lidar com situações que demandam um grande esforço para que consigam ser concluídas. O estresse é um ato desgastante para quem sente e para quem sofre com as consequências.

 

Quanto maior e mais dura a situação mais estresse ela poderá causar, por isso é importante saber lidar com os eventos que ocorrem no dia a dia evitando, problemas com estresse.

 

O estresse pode se desenvolver em quatro estágios, no primeiro a pessoa entra num estresse pelo Estado de alerta.

 

Nem sempre este tipo de estresse é ruim, pois é nele que são produzidos hormônios como a adrenalina, deixando o corpo pronto e em estado de alerta, estando preparado para realizar atividades que demandam grande carga de energia física.

 

Porém nem tudo são flores, é nesta fase também que podemos sentir sintomas como: dores musculares, problemas na pele, irritabilidade e muita tensão, além da sensibilidade em excesso, caso o estresse desapareça continuamos os nossos dias sem sequelas.

 

Quando não trata o stress e ansiedade

Se o estresse perdurar podem aparecer sintomas um pouco mais graves nesta fase podendo mencionar as dificuldades de memória e o cansaço como sendo os principais, para eliminar esse tipo de sequela é possível lidar com a situação.

 

Entretanto, se o problema começa a ficar maior e a descarga de estresse aumentar no corpo é possível que a pessoa portadora do estresse entre em um colapso gradual.

 

Onde entramos em uma fase de exaustão, cansaço mental, dificuldade na concentração, perda de memória, Impotência sexual, apatia, gastrite ou úlcera, crise de Pânico pressão alta, diminuição da qualidade de vida, distúrbios hormonais e consequentemente menstruais, podendo até mesmo causar tumores e problemas de pele.

 

Além de todos citados acima podemos falar de sintomas mais comuns e que são poucos percebidos, ou quando são percebidos, não são levados a sério.

 

Sintomas como queda de cabelo de forma exacerbada, unhas fracas e quase sempre roídas, além de manchas de coloração escura na pele. Se alguns destes sintomas se mostrar presente, não tema e vá em busca profissional.

 

Agora que falamos um pouco sobre estresse e todos os males que ele pode causar, vamos falar sobre os fitoterápicos que podem diminuir ou até mesmo de terminar essa situação que pode ofender muito o corpo e a mente.

 

Fitoterápicos que ajudam a reduzir o estresse

 

Passiflora

O Passiflora é o primeiro fitoterápico que iremos falar, este se trata de um medicamento muito utilizado e reconhecido pelo Brasil inteiro.

 

Este medicamento tem em sua composição uma videira perene rasteira que é Nativa de regiões Tropicais do Sul dos Estados Unidos, México, América Central e América do Sul.

 

Passiflora incarnata é esta videira, essa planta começou a ser utilizado há milhares de anos atrás pelos astecas como um sedativo para insônia, nervosismo logo após começou a ser utilizada em vários países para combater a ansiedade, irritabilidade, agitação, insônia e nos dias atuais tem a sua eficácia reconhecida.

 

Passiflora é um produto indicado para quem tem ansiedade leve, irritabilidade, agitação nervosa e tratamento para quem tem dificuldade para dormir.

 

Ele funciona atuando no sistema nervoso central e produz o efeito de sedação auxiliando o período de sono.

 

Mesmo sendo fitoterápico existe contra indicação principalmente para pacientes que têm a sensibilidade ou alergia a qualquer um dos componentes da fórmula do Passiflora

 

Além de que é sempre bom lembrar que este medicamento não deve ser administrado juntamente com bebidas que tem teor alcoólico.

 

Assim como esse medicamento não deve ser tomado junto aos medicamentos que tem o efeito também sedativo ou anti-histamínico.

 

Para as pessoas que vão tomar um medicamento e precisam trabalhar é importante relembrar que esse medicamento causa sonolência então o paciente que o ingeriu não deve dirigir veículos ou operar máquinas pesadas.

 

Isto ocorre, pois, a atuação do medicamento no sistema nervoso central causa a inibição de alguns reflexos, comprometendo a habilidade de atenção, ficando um pouco reduzida.

 

Produto de uso oral e interno, vem no frasco plástico 100ml acompanhado de um copo dosador no qual você deve ingerir 5 ml 4 vezes ao dia, conforme indicação médica.

 

Venetron

Venetron® é um extrato derivado do Apocynum venetum L. que possui efeitos sobre a função cerebral com base em flavonoides seguros sendo eficaz na melhora do sono, ansiedade e irritabilidade. Contém mais de 4% de flavona glicosideo (Hiperosídeo e Isoquercetina) como componente ativo e não causa efeitos colaterais.

 

Benefícios Venetron

-Redução do estresse agudo;

-Melhora do humor (Aumento dos níveis de serotonina);

-Redução da excitação cerebral;

-Reduz incidência de TPM.

 

 

Relora 

Acontecimentos comuns do dia-a-dia, o aumento do número de informações e a necessidade de realizar muitas atividades no menor tempo possível são fatores que contribuem para o excesso do estresse. Um grande número de pesquisas recentes estabeleceram correlações entre estresse, ansiedade, insônia e excesso de peso com implicações significativas para a saúde.

Estresse e ansiedade podem causar efeitos negativos no sistema imunológico, níveis hormonais, enzimas e funções gastrointestinais, além de aumentar a suscetibilidade de doenças como depressão e diabetes.

O aumento dos níveis do hormônio do estresse, o cortisol, foi diretamente relacionado com o aumento da ingestão de alimentos e doces calóricos. É também conhecido que o estresse piora a insônia, a ansiedade e a fadiga. Outro estudo mostrou que os indivíduos que dormem por períodos de tempo mais curtos do que o normal são mais propensos à obesidade em quase 70%.

Relora® é a combinação patenteada de constituintes ativos de plantas, o honokiol e a berberina, com eficácia comprovada na diminuição da ansiedade, agitação do sono, níveis de cortisol e compulsão alimentar relacionada ao estresse. O honokiol apresenta atividade ansiolítica comparada ao Diazepam sem efeitos colaterais associados, como sedação. Berberina também possui efeitos ansiolíticos e antidepressivos.

Relora® é eficaz na redução do estresse e ansiedade e capaz de aumentar os sentimentos de bem-estar.

Benefícios Relora

-Ação tranquilizante sem causar sono

-Normaliza os níveis de cortisol

-Diminui os efeitos causados pelo estresse

-Previne o ganho de peso associado ao estresse

-Melhora humor

-Aumenta o vigor

-Diminui a fadiga

-Estimula o desempenho físico na realização das atividades diárias

-Regulariza o sono

Vantagens

-Reduz a compulsão alimentar causada pelo estresse

-Diminui a depressão e a fadiga

-Efeito ansiolítico sem provocar dependência

-Certificado Kosher

-Non-GMO (não geneticamente modificado)

-Vegano

Eficácia Comprovada

  1. Redução dos níveis de cortisol
  2. Redução ansiedade e apetite
  3. Manutenção do peso

 

 

Conclusão

Na nossa conversa de hoje falamos um pouco sobre medicamento que auxiliam na redução do estresse/ansiedade.

 

Sempre trate este tipo de medicamento fitoterápico levando-o a consideração para o tratamento, pois, são naturais e podem causar prejuízos à saúde se ingeridos em grande quantidade.

 

Mesmo sendo composto por materiais de origem vegetal e medicamentos devem ser ingeridos apenas em sua dose recomendada e se forem passados por um médico, pois, podem causar efeitos colaterais realmente perigosos para saúde.

Medicamentos fitoterápicos são sempre uma boa saída para quem quer fazer o tratamento utilizando plantas que fazem bem à saúde.

 

Este medicamento deve ser recomendado pelo médico e cada dosagem que deve ser tomada deve ser seguida de forma rigorosa para o tratamento tem o efeito esperado.

 

Recomendamos que você não tome superdoses dos medicamentos que foram falados, por exemplo, as doses maiores do que as recomendadas.

 

Podem trazer sérios prejuízos à saúde tanto em curto prazo quanto em longo prazo, mesmo sendo fitoterápico esse não deixa de ser um medicamento.

 

 Portanto Cuide da sua saúde, mesmo em tempos como o que vivemos!

 

Uma última dica: Aproveite esse tempo de quarentena e curta sua família ( se estiver junto com ela), faça um curso online ( Udemy, FGV e até Harvard esta oferecendo cursos gratuitos). Não pare, se cuide e saiba, vai passar.

 

Espero que tenha gostado do texto de hoje. Se tiver interesse em ler um pouco mais sobre o assunto, continue conosco! Até a próxima!

 

Farmácia de Manipulação Físico Farma

A Físico Farma é uma farmácia de manipulação de fórmulas personalizadas, localizada em Belo Horizonte-MG, que atua com energia 100% renovável e trabalha com comprometimento para produzir os melhores produtos.

Blog Físico Farma

Everton F. D. Col

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De volta ao topo