Quem nunca ouviu a frase a barba e a maquiagem do homem? Minoxidil ajuda a preencher a barba e cabelos.
Nos últimos anos a barba tem ganhado bastante destaque nos homens, pois tem havido o crescimento de número de barbearias no Brasil, além do desenvolvimento de vários produtos para cuidados.
Antes a barba sinal de desleixo ou falta de cuidado, atualmente é um sinal de beleza e estilo.
Entretanto, ainda existem homens que não conseguem deixar a barba crescer, seja por problemas no crescimento do cabelo, problemas hormonais ou qualquer outro tipo de fatores.
No texto de hoje eu conversei com você sobre o Minoxidil e sobre como você pode ter uma barba de respeito utilizando esse medicamento.
Índice
O que é o Minoxidil?
Anteriormente, o Minoxidil foi utilizado para tratar hipertensão, entretanto para isso ele tinha alguns efeitos colaterais, como: o aumento da quantidade de pelos e o engrossamento dos pelos que já existiam e que não haviam caído.
Foi observado também que para o uso de tratamento da Hipertensão, ele diminui a queda do cabelo.
Com vários estudos foi notado que havia uma grande efetividade para a parte capilar, por isso o uso para hipertensão foi descontinuado e ele foi adaptado para fazer com que haja um crescimento de cabelos e pelos na região do rosto e do couro cabeludo.
Motivos pelo qual um homem não consegue deixar a barba crescer
Existe alguns fatores que fazem com que a barba de um homem não cresça, para que você entenda melhor, qual as condições, a seguir falaremos um pouco mais sobre cada uma delas.
Falta de cuidado
Como dito anteriormente, as barbas antes eram vistas como uma forma de desleixo, atualmente foi descoberto que a dificuldade que um homem pode ter para a barba crescer é a falta de cuidados especiais.
Por isso busque sempre cuidar dos seus fios, utilizar produtos especiais, além de penteá-los. E se possível, hidratados para que esses consigam crescer de forma sedosa e ordenada.
Não aparar a barba
Para quem deseja deixar a barba crescer é necessário cortar, raspar e aparar a barba com certa frequência.
Por quê isso deve ser feito? Com esse tipo de procedimento você consegue retirar as pontas duplas dos cabelos, fazendo com que sua barba tenha uma melhor visão e cresça mais rápido.
Utilização de produtos inapropriados
Sabemos que quando estamos no chuveiro ele sempre tem produtos à disposição para lavagem dos fios, como shampoo de cabelo.
Entretanto, é necessário salientar que a barba não deve ser lavada com shampoo de cabelo.
Atualmente, existem muitos produtos eficientes que beneficiam a textura e o crescimento da barba. Por isso, é necessário que você utilize produtos específicos para esses fios, para favorecer o crescimento.
Genética
Para que você saiba se a falta de crescimento da sua barba está ligada a genética, basta observar seu pai e seu avô, por exemplo. Observe o volume da barba deles, além do seu tamanho e espessura dos fios.
Assim você poderá saber qual a chance que a sua barba tem que crescer, pois se seus antecedentes não tem uma barba tão grande, significa que a genética da sua família não os beneficia com crescimento tão rápido de pelo no rosto.
Distúrbios do organismo
Existe também a possibilidade da sua barba não crescer por conta de distúrbios organismos como a alopecia.
Alopecia acontece em homens e mulheres e afetam o desenvolvimento dos fios no corpo.
Nas mulheres podem ser notado principalmente nos cabelos, pela falta de sobrancelhas e até mesmo na falta de pelos no corpo e os homens ela pode ser notada tanto nos fios do cabelo, quantos fios da barba.
Existem medicamentos que podem ajudar com este tratamento, para que a perda de cabelo não seja tão sentida.
Carência de hormônios
Existe a possibilidade de você ter uma carência de hormônio e esse hormônio responsável pelo crescimento da sua barba é a testosterona.
Quando a testosterona do seu corpo está em baixa quantidade, é possível ver através da dificuldade de crescimento de barba e também de pelos como nas axilas e em outras partes do corpo.
É importante destacar que, está baixa de hormônios não é responsável pela calvície ou pela queda do seu cabelo.
Quais são os benefícios do Minoxidil?
Interrompe da queda do cabelo
Quem faz o tratamento utilizando Minoxidil pode notar que realmente existe a redução da queda de cabelo onde ele é aplicado.
Para que você saiba qual o período adequado para que você faça seu tratamento é necessário que você procure um médico? Entretanto, normalmente esse período dura 3 meses para tratamentos no couro cabeludo.
Crescimento de cabelo em regiões que houve queda
Caso você tenha passado por casos como alopecia e deficiência hormonal, você pode utilizar o Minoxidil para o crescimento de cabelo e este pode ser associado a pomadas ou outros medicamentos.
A partir deste tratamento, fios menores e mais finos começaram a crescer no local, por isso você deve cuidar muito bem do seu couro cabeludo.
Engrossamento do pelo
Com o crescimento destes fios mais frágeis e pequenos, existe a necessidade de continuar a utilizar o Minoxidil, isso por que ele pode auxiliar a engrossar o pelo da sua barba.
Assim se torna mais difícil de que os seus pelos fiquem frágeis a ponto de sofrer outra queda.
Como este medicamento funciona?
O Minoxidil faz com que o folículo do seu cabelo seja alargado para que nasça um mais grosso e forte. Ele também estica o nascimento de novos fios, caso ele seja utilizado com frequência como tratamento.
Ele faz com que os cabelos cresçam mais rápido de uma forma mais prática.
O Minoxidil pode ser utilizado para o combate a calvície e da queda de cabelo, com os sintomas de estresse, por exemplo, ajudando a nascer novos pelos.
Contudo nesta situação é preciso também que a pessoa que está com a queda de cabelo busque por ajuda psicológica, para que o estresse não cause mais quedas em diferentes locais.
É importante salientar que, o efeito do Minoxidil é tida apenas em folículos capilares vivos, ou seja, dependendo da situação que se encontra os folículos capilares de determinado paciente, o medicamento pode não ter o resultado esperado.
Como realizar o tratamento do Minoxidil para barba?
A primeira fase que é a inicial pode ser chamada de fase de piora. Pois, existe a probabilidade de que seus cabelos cairão ainda mais, mas não se assuste isso é comum, essa queda faz com que os fios que já estivessem fracos, possam cair para os novos nascerem.
Para você que deseja utilizar o Minoxidil na barba é preciso aplicar loção no momento que você deseja que o pelo cresça, para que tenha persistência e não desista do tratamento.
Caso seja possível, aplicar Minoxidil após o banho, por que é o momento que os poros do rosto que estão abertos e o produto pode ser melhor absorvido.
Se for viável, utilize uma toalha morna para abrir ainda mais os poros, cuidado com a temperatura para que não haja queimaduras,
Como falado, o tempo de tratamento varia de pessoa para pessoa e esse deve ser definido pelo seu médico dermatologista, pois assim ele saberá a necessidade que você e sua pele tem.
É possível que esse tempo de tratamento aumente ou diminua de acordo como você está lidando com Minoxidil.
Quem pode utilizar esse medicamento?
Pode utilizar esse medicamento pessoas que tenham alopecia androgênica, outras formas de alopecia, além de pessoas que sintam a necessidade por queda forte do cabelo ou ausência de pelos no rosto e no couro cabeludo.
É válido salientar que, esse tipo de medicamento é utilizado de forma tópica, ou seja, passado sobre a pele.
Como funciona?
O sulfato de Minoxidil se trata de um vaso dilatador músculo trópico que relaxa a musculatura lisa vascular diante da sua poderosa vasodilatação capilar.
Quando ingerido via oral, em casos mais graves, ele é absorvido pela mucosa digestiva e tem o efeito máximo em duas ou três horas após a ingestão.
A sua meia-vida é de 4 horas e o efeito de dilatação pode durar até três dias, ele metaboliza no fígado e eliminado como a droga Livre de 15% a 20%, o resto é metabolizando na urina.
Esse medicamento funciona como um antialopércico, porque há um grande espaço de fluxo vascular cutânea, sendo assim o remédio pode fazer melhor o seu efeito.
Esse medicamento é utilizado somente em uso tópico, ou seja, diretamente da pele.
Como utilizar?
Para quem tem alopecia pode aplicar a solução de 2% a 5%, aplicando 1 ml, duas vezes ao dia na área que está faltando o cabelo, fazendo uma massagem suave no local.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais ligados ao sulfato de Minoxidil são raros, mas podem ser apresentado eritema local, descamação, coceira, hipotensão arterial, náusea, cansaço, erupção na pele, dor de cabeça e outros sintomas.
É importante salientar que, o uso do medicamento Minoxidil via oral pode causar hipotensão grave, por isso evite a ingestão.
Contraindicações do medicamento
O Minoxidil é contraindicado para pacientes que têm hipersensibilidade ao medicamento da fórmula.
É importante salientar também que, gestantes e mães no período de lactação não deve utilizar este medicamento
Quanto tempo tratamento pode ser feito?
O tratamento para o crescimento da barba com Minoxidil gel pode ser feito de 6 a 12 meses.
Você pode estar se perguntando “mas porque o tratamento para os cabelos podem ser até 3 meses?”
O fato é que, os fios da barba são mais resistentes e mais grossos, por isso quando você abandona o tratamento antes de completar 6 meses, há a probabilidade desses fios enfraqueceram mais uma vez.
Outra recomendação é que, durante o período de tratamento para o nascimento da barba, você deve evitar passar lâmina e depilar barba, apenas utilizar a tesoura ou máquina de barbear.
Para que a pele não seja agredida e assim possa fazer com que o folículo bote o pelo para fora da epiderme com mais facilidade.
Um fato curioso é que, o Minoxidil é indicado para pessoas de todas as idades para vários tipos de tratamentos em relação ao crescimento de cabelo de sobrancelhas, mas para o crescimento da barba, ele é indicado apenas para pessoas maiores de 25 anos.
Isso porque até essa idade a barba está em crescimento e forçar este crescimento pode fazer com que a haja efeitos prejudiciais para no futuro.
Como devo guardar este medicamento?
O Minoxidil é um medicamento líquido, portanto guarde-o tampado em um local que não tenha luz do sol e que não seja úmido.
É importante também que o local não seja quente para que o calor não altere as propriedades contidas ali.
É necessário lembrar também que, esse medicamento deve ser guardado fora do alcance de crianças, caso uma criança ou um adulto faça ingestão de uma grande quantidade de medicamento, leve-a junto com o remédio ao pronto socorro mais próximo.
Motivos que podem te proibir de utilizar o Minoxidil
O medicamento não pode ser utilizados em alguns cenários para que não haja problemas futuros, como nos seguintes casos:
Em uma queda de cabelo de repente, queda de cabelo com motivo desconhecido, Caso couro cabeludo esteja sendo tratado com outro tipo de medicamento.
Caso o seu couro cabeludo esteja se sentindo irritado, esteja dolorido, infeccionado ou vermelho.
O Minoxidil não deve ser utilizado em nenhuma criança ou bebês, além do que pessoas com problemas cardíacos devem consultar primeiramente o cardiologista e o dermatologista antes de começar o tratamento com esse tipo de medicamento.
Conclusão
No texto de hoje eu conversei com você sobre tudo que o Minoxidil pode fazer para quem deseja ter uma barba bonita. Apresentei suas vantagens, como fazer a aplicação e alguns cuidados que são necessários.
Gostou do texto de hoje? Quer saber mais sobre assuntos como este? Continue a me acompanhar por aqui,no blog, me siga no Instagram e curta a minha página no facebook!
Tem dúvidas relacionadas ao mundo dos fármacos? Fale conosco, será um prazer te ajudar! Até o próximo texto!