Farmácia de Manipulação

.

ALIMENTOS E SUPLEMENTOS VASODILATADORES

Nesse artigo falaremos sobre alguns alimentos e suplementos que poderão potencializar seu desempenho na atividade física, seja ela qual for: os vasodilatadores.

Se você é praticante de musculação, já deve ter ouvido muitas pessoas na academia falando sobre eles, mas você sabe realmente se eles funcionam? Quais os melhores do mercado?

Pois é, há tanta informação na internet hoje em dia que ficamos perdidos sem saber o básico sobre o assunto.

Pensando nisso, resolvemos te ajudar a entender como os vasodilatadores podem te auxiliar na hipertrofia muscular deixando seu corpo mais definido e quais as melhores fontes para encontrá-lo. Boa leitura!

 

Mas afinal, o que são e para que servem esses vasodilatadores?

Para começarmos a expandir nosso conhecimento acerca desses elementos, vamos entender do que ele se trata primeiro e qual sua função no processo de ganho muscular.

Os vasodilatadores são um grupo de aminoácidos encontrados em alimentos ou suplementos que tem como efeito dilatar as paredes dos vasos sanguíneos através da produção de óxido nítrico (NO).

Com isso, acabam surgindo outros efeitos decorrentes desse processo, como aumento da oxigenação corporal, maior fluxo sanguíneo etc., ou seja, eventos que favorecem a recuperação e resistência muscular.

Ao aumentar o fluxo sanguíneo, por exemplo, os vasodilatadores propiciam uma maior absorção de nutrientes e carboidratos pelo músculo, o que leva ele a crescer, ou seja, hipertrofiar.

Além disso, ao aumentar a oxigenação sistêmica, seus músculos tendem a ficar mais resistentes durante o treino já que possuem mais oxigênio disponível. Isso fará com que você consiga intensificar seus treinos.

 

Quais os benefícios dos vasodilatadores?

Ao ler o tópico anterior, você certamente já começou a entender por que os vasodilatadores são tão importantes para quem está buscando um físico mais definido e estético.

Agora, iremos complementar essa ideia te mostrando mais benefícios acerca do uso desses aminoácidos. Confira:

  • Veias mais cheias (saltadas)
  • Maior nutrição para o músculo
  • Mais fôlego entre os exercícios
  • Menor fadiga muscular
  • Ganho mais rápido de massa magra
  • Recuperação muscular otimizada
  • Força potencializada

 

Quais os melhores vasodilatadores?

É difícil indicar um vasodilatador específico como sendo o melhor, pois isso irá variar de acordo com a individualidade de cada um. Pode ser que seu corpo seja mais suscetível a um alimento ou suplemento, por exemplo.

Mostraremos aqui os que possuem eficácia comprovada cientificamente no que tange o aumento de óxido nítrico no corpo e promove a vasodilatação.

Eles podem ser encontrados tanto através de suplementos quanto de forma natural, por meio dos alimentos.

 

Suplementos vasodilatadores

  • L-arginina
  • BCAA
  • Beta-alanina
  • Tribulus terrestris

Aposto que você já ouviu falar de algum desses suplementos acima, certo?! A razão para isso é óbvia: esses são os mais escolhidos entre os atletas de alta performance.

Mas isso não significa que sirvam apenas para esse tipo de pessoa. Todos que praticam atividades físicas podem usufruir dos benefícios dos vasodilatadores.

Para encontrar esses suplementos você pode realizar um orçamento conosco e obter ele de forma manipulada e individualizada de acordo com suas necessidades ou escolher um com quantidade padronizada de alguma marca.

 

Vasodilatadores naturais

Se você não curte muito o uso de suplementos esportivos e deseja obter esses aminoácidos de forma mais natural, sem problemas! Separamos também uma lista com alguns alimentos que têm esse poder.

Lembrando que os suplementos citados no tópico anterior são todos aprovados pela ANVISA e a única diferença deles para os alimentos abaixo é a relação concentração/quantidade. O que isso quer dizer?!

Bom, pense no seguinte: imagine que 100 gramas de melancia possua 1.000 mg de L-arginina, já um comprimido manipulado do mesmo composto tem 5.000 mg.

Então, para que você consiga obter os 5.000 mg de L-arginina que consumiria com apenas 1 comprimido, terá que comer 500 gramas de melancia.

Isso é só um exemplo para que entenda melhor, ok?! Os valores são irreais, mas o raciocínio não. Escolha o que encaixar melhor com sua rotina e necessidade.

Agora vamos ao que interessa!

 

Alimentos vasodilatadores

  • Beterraba: possui em sua composição aminoácidos essenciais para formação do óxido nítrico, como nitrato e citrulina.
  • O nitrato será transformado em nitrito na boca e após passar pelo ácido estomacal, se tornará óxido nítrico.
  • Alho: responsável pela produção de sulfeto de hidrogênio, molécula que acarreta a vasodilatação e aumento do HDL (colesterol bom).
  • Nozes: as oleaginosas em geral têm alta quantidade de arginina, aquele aminoácido precursor do óxido nítrico sobre o qual já falamos aqui.
  • Espinafre: outro alimento que possui bastante nitrato em sua composição.
  • Chocolate 70%: além de delicioso, é uma baita fonte de flavonoides, outro tipo de precursor do óxido nítrico.
  • Melancia: uma ótima opção de fruta para você incluir numa tarde quente. Além de ser fonte de citrulina, é diurética e super refrescante.
  • Soja: só de ser uma fonte de flavonoides e arginina, já entendemos como este é um alimento completo, certo?! Infelizmente, ela ainda não é muito incluída no cardápio brasileiro, mas certamente vale a pena.

 

Há efeitos colaterais?

Ao contrário do que alguns leigos pensam, os suplementos vasodilatadores não possuem efeitos ruins sobre o usuário. Isso contando que a pessoa esteja respeitando a dose prescrita pela farmácia de manipulação ou rótulo.

Não se engane achando que aumentar a dose irá potencializar o efeito ou algo assim. Quem ultrapassa a dosagem acaba sofrendo com dores de cabeça, vertigens, queda na pressão arterial, retenção de líquido etc.

Se você realmente deseja potencializar o efeito dos suplementos vasodilatadores, basta aliar com alimentos que tenham a mesma função, como os citados no tópico anterior.

Conclusão

Podemos concluir que os alimentos e suplementos vasodilatadores são essenciais para qualquer pessoa que deseja obter uma vida saudável e equilibrada.

Claro que, como já vimos, os praticantes de atividade física podem ter alguns benefícios extras bem interessantes.

Então, se você se enquadra em algum desses cenários, não perca tempo! Faça um orçamento agora mesmo aqui na Físico Farma e veja qual o melhor vasodilatador para você.

Se esse artigo foi útil para você ou se ainda possui alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de comentar. Será um prazer poder ajudar!


Gostou do texto de hoje? Quer saber mais sobre assuntos como este? Continue a me acompanhar por aqui,no blog, me siga no Instagram e curta a minha página no facebook!

Tem dúvidas relacionadas ao mundo dos fármacos? Fale conosco, será um prazer te ajudar! Até o próximo texto!

Everton F. D. Col

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De volta ao topo