Farmácia de Manipulação

VASODILATADORES: O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?

Vasodilatação é o processo de dilatação dos vasos sanguíneos, em consequência do relaxamento do músculo liso, presente nas paredes desses mesmos vasos. O processo de dilatação ocorre em pessoas e animais com sistemas circulatórios chamados de fechados, ou seja, que possuem um sistema de vasos para o transporte de sangue.

É normalmente vista como processo integrante da termorregulação, ou seja, a regulação da temperatura do corpo, através de mecanismos homeostáticos, de equilíbrio.

Quando há um aumento da temperatura no exterior do corpo, ocorre o aumento da temperatura corporal. Para equilibrar essa variação, o complexo chamado de hipotálamo-hipófise (que recebe a mensagem externa) envia uma mensagem nervosa que possibilita a vasodilatação, com a perda de calor para o exterior, mantendo a temperatura do corpo mais próxima do natural.

Os vasodilatadores são substâncias que promovem a dilatação dos vasos sanguíneos, ou seja, aumentam o diâmetro do vaso, melhorando o fluxo de sangue neles e, consequentemente, facilitando o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos.

Eles podem ajudar a aumentar a resistência corporal, dar suporte para ganho muscular e contribuir para a performance esportiva. É possível encontrar no mercado atualmente os mais variados suplementos com o efeito vasodilatador.

Além dos suplementos, existem vasodilatadores naturais, ou seja, alimentos com substâncias que ajudam na formação de óxido nítrico na corrente sanguínea.

A beterraba, por exemplo, é um excelente (e o mais famoso) vasodilatador natural. Ela possui nitrato inorgânico, uma substância que dá origem ao óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos. Seus efeitos na melhora do rendimento já foram comprovados por meio de estudos.

Outro vasodilatador natural, mas que poucas pessoas o conhecem como tal é a melancia, além de ter excelente ação diurética, ela é fonte de citrulina, que também auxilia na formação do óxido nítrico.

Os benefícios dos vasodilatadores são inúmeros. Com o aumento dos níveis de oxigênio e de nutrientes nos músculos durante o exercício, há um estado anabólico que auxilia na recuperação e no ganho muscular. Como o tecido fica mais alimentado, pode ser mais exigido. Desse modo, o tão conhecido efeito pump surge logo no início da suplementação com vasodilatadores Assim, deve ser consumido cerca de 30 minutos antes da prática da atividade física.

Com o uso de vasodilatadores é possível treinar por mais tempo antes de atingir a fadiga muscular e o intervalo de descanso é reduzido. Logo, eles aumentam muito o desempenho do atleta, a resistência, a força física e também auxiliam no ganho de massa muscular magra. Além disso, diminuem a fadiga e aceleram a recuperação dos músculos no pós-treino.

Em resumo, seus benefícios são:

mais resistência e fôlego;

ganho rápido de massa muscular

maior vascularização (veias saltadas);

ganho surpreendente de força;

maior oxigenação e nutrição nos tecidos musculares;

aceleração da recuperação pós-treino.

 

Com um maior transporte de oxigênio e nutrientes para dentro das células musculares, o ganho de massa muscular se torna mais fácil. É muito importante que a alimentação de uma pessoa que consome vasodilatadores seja balanceada, rica em proteínas, vitaminas, minerais, ácidos graxos, entre outros nutrientes para que o resultado seja satisfatório. De nada adianta aumentar o transporte de sangue se o organismo não está nutrido.           

É bom lembrar que vasodilatadores sozinhos não aumentam a massa muscular, mas promovem ganhos de força, que auxiliam a realizar um treino mais pesado. Com treinos intensos e uma boa nutrição muscular, os ganhos se tornam melhores.

Suplementos vasodilatadores são os mais vendidos no mercado atual. Dependendo do fabricante, sua composição muda, mas geralmente possuem uma combinação de L-arginina com alguns minerais, como cálcio, magnésio e zinco, que estimulam a produção de oxido nítrico de acordo com a necessidade de cada organismo.

Além desses, O Tadalafil + Arginina aumenta o fluxo sanguíneo em todo o corpo, proporcionando um efeito PUMP (aumento do fluxo sanguíneo bombeado no músculo. A Arginina, é uma precursora de óxido nitrico (responsável por gerar vasodilatação). A combinação destes dois ativos proporciona o melhor efeito vasodilatador do mercado!

O consumo de vasodilatadores, quando ingeridos da forma correta, com recomendação de um médico ou nutricionista, não oferece riscos à saúde e não tem contraindicação.

Quando consumidos em excesso, podem surgir alguns efeitos colaterais, como dores de cabeça, tonturas, náuseas e vômitos, inchaços, dores de garganta, dores nas articulações, febre, entre outras. Por isso recomendamos sempre a consulta com um especialista antes de consumir qualquer tipo de suplemento alimentar.

         

Farmácia de Manipulação Físico Farma

A Físico Farma é uma farmácia de manipulação de fórmulas personalizadas, localizada em Belo Horizonte-MG, que atua com energia 100% renovável e trabalha com comprometimento para produzir os melhores produtos.

Blog Físico Farma

 

 

 

 

Everton F. D. Col

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De volta ao topo