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RETENÇÃO DE LÍQUIDOS ( HÍDRICA), COMO REDUZIR?

Olá tudo bem com você? Esperamos que sim! Na nossa conversa de hoje vamos falar de um assunto extremamente importante, para mulheres e homens que buscam o bem-estar tanto físico quando o estético. Retenção de Líquidos ( retanção hídrica)

O inchaço é algo que pode acontecer de forma corriqueira e que pode incomodar bastante uma pessoa. 

Por vezes quando você coloca uma roupa um pouco mais apertada, no final do dia parece que a roupa está muito mais apertada do que ela realmente era, isso é um dos sintomas do inchaço.

Para quem não sabe o inchaço não ocorre apenas na barriga, pode ocorrer em tornozelos, mãos, perna e dedos. 

Algumas vezes quando colocamos uma calça um pouco mais apertado e no final do dia tiramos, notamos que nossas pernas estão cheias de marcas, isso é proporcionado pela inchaço.

Nós vamos saber um pouco porque o inchaço acontece, como acontece e o que podemos fazer para evitar.

A primeira coisa que devemos saber é que algumas vezes o inchaço pode ser sinal de uma patologia, caracterizando a doença permanente e é nisso que devemos ficar de olho.

Quando o edema pode não ser patológico, ocorre uma vez ou outra e pode ser eliminado depois de um tratamento ou até mesmo da melhora da Alimentação.

Esse motivo é importante ficar de olho em todos os avisos que o corpo dá pois, o corpo fala e deve ser ouvido.

Antes de começarmos a falar e dá dicas sobre como diminuir a retenção de líquidos precisamos entender como a retenção de líquidos se forma e por que ela acontece. Vamos começar?

Gostou do nosso tema de hoje? Quer ler um pouco mais sobre o assunto? continua e leia muito mais.

Do que se trata a retenção de líquidos

 

A Retenção de líquido pode ocorrer mais comumente na barriga e região dos tornozelos incluindo os dedos. Por vezes tivemos um dia cansativo e além das dores de cabeça, pressão, estresses e má alimentação, devemos nos preocupar com uma coisa a mais: A retenção de líquidos.

A retenção de líquidos do corpo se dá através do edema e onde o líquido extravasa, que libera as proteínas do sangue e sai dos vasos sanguíneos indo para o tecido subcutâneo.

Esse dá um aspecto de inchaço e brilho na pele, muitas vezes é compreensível quando tiramos roupas, colares ou relógios.

É notável que o acúmulo de líquido quando após uma certa pressão em uma região, forma-se um suco um buraco na pele deixando uma marca.

É válido salientar que esse inchaço que é fruto do excesso do líquido que extravasado, indo parar entre as células do tecido subcutâneo. Acontece muito mais no verão, porque um dos principais agravantes do inchaço é o calor em excesso.

É válido lembrar que o inchaço pode variar de pessoa para pessoa, e os motivos são comuns em geral, mas nem todas as pessoas apresentam todos os sintomas.

A maior parte da população feminina se sentir incomodado pelos inchaços e os que mais trazem cômodos são os presentes do período menstrual.

Algumas vezes podem causar uma sensação de cansaço nas pernas e nos braços, em outros casos podem se manifestar em uma forma muito mais grave. O inchaço mais perceptivo é o da a pele.

 Segundo Ana Priscila, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês em entrevista para o site da Abril, afirma que as causas para retenção de líquido são múltiplas:

“Muitas são as causas de retenção hídrica, como problemas hormonais relacionados à tireoide, problemas em órgãos como rim e coração, problemas relacionados ao tipo de alimentação…”, explica ela, que completa: “outra causa muito frequente é a retenção hídrica que acontece durante a fase pré-menstrual”.

Quando pensamos na retenção de líquido enquanto uma doença, pode ser causada por problemas circulatórios, problemas com a área hepática e renal mais além da insuficiência cardíaca podemos incluir problemas vasculares.

Já quando a retenção de líquido no organismo não tem fundamento patológico, pode ser causada pela ação das veias em época de verão ou quando estamos expostos a temperatura de um pouco mais elevadas, por exemplo.

Mesmo sendo tipos de inchaços diferentes, os seus sintomas em geral são bem parecidos. Podemos citar como alguns sintomas da retenção de líquido como: o aumento de peso, inchaço em membros e desconforto, além da pele brilhosa e oleosa. 

Devemos levar em consideração que aparência de uma pele inchada é diferente da aparência de uma pele que brilha por saúde. 

Uma Pele Saudável tenho macieis totalmente diferenciada uma pele que sofre com a retenção de líquidos, esta é uma pele esticada e muito brilhosa, com aparência mais frágil.

Uma característica da retenção de líquido é aparecer em pessoas que tenham a idade um pouco mais elevada, onde o sistema cardiovascular já está um pouco mais prejudicado.

Esse tipo de Patologia não é comum que aparecer em pessoas jovens, entretanto se aparecer é válido de investigação.

Muitas coisas podem ser a causa da retenção de líquido de um corpo, coisas que nós nem mesmo imaginaríamos. Como passar muito tempo em uma única posição, sendo ali em pé, sentado e deitado ou até mesmo a força da gravidade pode prejudicar e isso nós não temos controle.

Um dos motivos que podemos julgar necessários para que a retenção de liquido apareça é a falta de movimento que faz com que ainda mais líquido se acumule durante todo o dia.

Existem outros fatores como o período menstrual, o calor excessivo, por causa de gestação e alterações hormonais onde devemos aprender a driblar, para que esse período passe e tudo volta ao normal.

Algumas coisas que fazemos nosso corpo podem provocar a retenção de líquidos, assim como o uso da insulina em excesso, o stress em excesso com a liberação do cortisol, testosterona em excesso com o uso de anabolizantes, consumo de boro e proteínas, além de outros mecanismos que não são patológicos como a má alimentação.

Inchaço pode ser a consequência de desequilíbrio do organismo, podendo ter tido como o principal pivô as variações de pressão sanguínea e a quantidade de proteína no sangue, assim como o consumo excessivo de sódio.

Algumas doenças que causam a retenção de líquidos e que podemos citar são insuficiência cardíaca, diabetes, artrite e algumas doenças renais.

 

Como saber se eu estou retendo líquido?

É normal o inchaço na pele nunca ser visto como uma coisa saudável, mas pela quantidade de pessoas que têm esse tipo de edema é considerado comum.

Como que é o nome acima alguns dos motivos que causam retenção de líquidos podem ser bastante comuns como TPM menstruação e gestão de medicamentos para a manutenção da saúde gravidez e doenças através de uma tireoide.

Para saber se você está ou não Retendo líquido é necessário que você observe em seu corpo veja se as pernas costumam inchar, os pés costumam aumentar dentro dos Sapatos, se os sapatos estão incomodando – coisa que nunca fizeram antes, observe o tamanho e largura dos dedos, além da textura da pele e o seu aspecto.

Se você acha que ele está retendo líquido, é necessário a ida ao médico para que seja feito exames de rotina para descobrir qual o motivo de inchaço.

Pois como já falamos aqui o inchaço pode ser um tipo de reclamação do corpo que pede ajuda para o que não está sendo corretamente.

Agora que falamos um pouco sobre o que a gente faz e o que pode causar inchaço, vamos dar dicas de como diminuir a retenção e combater os líquidos que ficam na pele.

 

Como combater a retenção de líquido

 

Tomar diuréticos naturais

Alguns ativos tem este poder, podemos citar: Cactin, Hibisco, canela, e Castanha da Índia.

Todos tem efeito diuréticos naturais pois, todo o líquido que entra pelo corpo é necessário que saia ou pela urina pelo suor, e na urina encontramos um grande número de toxinas que levam o excesso de líquido no corpo.

Porém, algums ativos, como as que temos acima tem um efeito diurético pois aceleram esse processo e causa o efeito detox de toxinas no corpo inteiro.

 

Beba mais água

Assim como falamos anteriormente, a água é uma arma muito grande para quem tem problemas de inchaço no corpo. A água normalmente tem o efeito de regular temperatura e de limpar o corpo de toxinas de todos os tipos e também são retirados através da urina e do suor.

Quando bebemos água em grande quantidade, temos tendência de ir ao banheiro muito mais vezes, dessa forma eliminamos muito mais das toxinas que o corpo filtra.

Pratique alguns exercícios

Exercícios também são uma excelente forma de desinchar o corpo de uma forma muito rápida e eficiente e ainda contribui para emagrecimento tão sonhado de algumas pessoas.

A contração de muitos músculos durante os exercícios como os músculos dos braços, das pernas, dos músculos do abdômen, colabora para que esse líquido seja eliminado através da urina.

Por isso é muito comum sentir vontade de ir no banheiro após realizar uma maratona de exercícios na academia. Alguns exercícios que nós podemos falar para você é a caminhada, corrida de bicicleta ou correr em uma esteira, por exemplo.

Exercícios que são localizadas para o aumento e a tonificação dos músculos não são tão eficientes nesse caso.

Mas podem ser uma opção após da atividade aeróbica ou se pode fazer atividade de tonificação dos músculos aproveitando para diminuir a retenção e perder peso, fazendo assim com que os músculos se definam.

Cuidado na alimentação

Quando falamos que “nós somos o que nós comemos” falamos muito sério.

Alguns alimentos tem muita influência na parte circulatória e até mesmo de retenção de líquido no corpo.

Quando comemos alimentos ricos em sal ou enlatados, molhos tipo shoyo, ou comidas de fast-food, o organismo precisa de água para que haja diminuição de os minerais e sais que foram consumidos.

Desta forma, o corpo não deixa a água embora, pois sabe que precisa de uma reserva para diluir o acúmulo de sal que toda a comida deixou.

 Sabemos que o dia tende a ser muito corrido e fazer uma alimentação saudável está cada vez mais difícil.

Entretanto, tem que observar sua alimentação, diminuir a quantidade de fast-food que é consumida, diminuir a quantidade de sódio e de molhos que sejam industrializados. Prefira comidas mais frescas que tem ao menos sódio e molhos naturais.

 

Consumir alimentos probióticos

Não aparece muita coisa, mas consumir iogurte é bastante eficaz para diminuir a retenção de líquidos do corpo.

A diminuição no inchaço é possível pois é nos alimentos probióticos que existem microrganismos vivos que são chamamos de lactobacilos vivos e atuam diretamente na flora intestinal.

Deste modo a alimentação mais saudável ajuda a absorção cada vez melhor dos nutrientes e o líquido necessário diminuindo assim o inchaço.

 

 Coma frutas

Existem frutas que podem ser consumidas sem medo pois, tem alto poder diurético e possui uma boa quantidade de nutrientes, além de serem bastante conhecidas e terem um valor bem em conta.

Podemos citar como essas frutas: o melão, o abacaxi, a melancia e a pêra. Você sabe por que essas frutas são tão eficientes assim para diminuir a retenção de líquido?

Essas frutas são ótimas pois contem nutrientes como o potássio e Magnésio, além de vitaminas que estão todas presentes sem que você precise consumir diversos tipos de alimentos associados ao sódio.

nutrientes citados acima em associação com a água ajudam a eliminar as toxinas que causam retenção de líquido e ajudam a renovar os líquidos corporais.

Laticínios estão liberados

Queijos, leite e iogurte podem ser consumidos sim, sem problema!

Entretanto, é necessário que estes não tenham um excesso de sal e se contiverem sal sejam consumidos de forma moderada. É importante reduzir o consumo de queijo curado e semi curado, pois esse alimento apresenta uma quantidade muito grande de sódio.

 

Observe a água

Pode parecer uma bobagem muito grande, mas é necessário observar a água que você está bebendo mesmo sendo ela mineral.

Alguma águas que são vendidas em garrafinhas contém sódio, o recomendável é consumir produtos que tenham menos de 50 mg por litro. Por isso leia sempre o rótulo e prefira produtos que tenham o valor abaixo do indicado.

 

Consumo de carne

A carne pode ser consumida, sem problemas. A dica que podemos dar é de consumir a carne vermelha, mas diminuindo a quantidade das que estão em conserva como os peixes ou carnes enlatados, pois estas contêm grande nível de conservantes e quantidade de sal bastante grande, para preservar o produto.

Para os peixes é necessário tomar as medidas evitar os peixes enlatados ou salgados como o bacalhau.

A proteína que contém na carne é responsável pela produção de Albumina, que em pequenos níveis podem ajudar a causar o acúmulo de líquido, o formando assim o inchaço que é o principal sintoma da retenção de líquido.

 

Cereais

Para os cereais é necessário ter a mesma atenção que já falamos acima, eles podem ser consumidos de forma livre desde que o consumidor seja sempre atento e disposto a evitar o sal, abrindo mão de frutas secas, biscoitos a base de cereal e aperitivos.

 

Hábitos que devemos corrigir

Sabemos que a nossa alimentação é um hábito e os maus hábitos devem ser corrigidos, por isso é necessário de pequenos sempre de  olho.

Evitar alimentos pré cozidos que tenham grande número de conservantes em sua composição. Além disso diminua ou deixe de usar o sal e o açúcar de forma exagerada.

Comece a fazer exercícios físicos, saia do sedentarismo e beba pelo menos 2 litros de água por dia, fazendo com que o líquido circulante no corpo e coloque para fora todas as enzimas e substâncias que favorecem a retenção de líquido.

Fique sempre de olho no seu estilo de vida e prática de alguns hábitos saudáveis para quê, com essas dicas retenção de líquidos seja diminuída.

 

Conclusão

Na nossa conversa de hoje falamos um pouco mais sobre a retenção de líquidos e como podemos evitá-las.

Começamos hoje entendendo como funciona a retenção de líquido e através disso entendemos como podemos evitá-la. Temos dicas de como melhorar a alimentação, diminuir os hábitos sedentários e beber muito mais água. Pois é através desses hábitos que o corpo passa a funcionar melhor.

O bom funcionamento do corpo reflete na sua boa forma e quando há o acúmulo de líquido pode ser o corpo pedindo para que você preste mais atenção nos seus atos e cuide melhor dele.

Vimos hoje também que a retenção de líquido pode ser sinal de doenças como: doenças cardiovasculares, renais e até mesmo doenças das glândulas essenciais para o funcionamento do corpo.

Tome conta do seu corpo para que o bom funcionamento dele faça com que você se sinta melhor cada vez mais.

Com seu corpo funcionando bem toda sua vida continuará muito melhor e haverá um maior equilíbrio. Siga as dicas dadas acima e tenha sucesso na sua saúde e na sua vida.

Everton F. D. Col

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