Farmácia de Manipulação

COMO ACELERAR O METABOLISMO DE FORMA SEGURA

Como acelerar o metabolismo – Olá, como você está hoje? Esperamos que esteja muito bem!

Na conversa que nós teremos hoje falaremos um pouco sobre um tema muito importante quando o assunto abordado é a perda de peso e a melhoria do bem-estar.

A responsabilidade do aceleramento do metabolismo é de fazer com que todas as funções do seu corpo funcionem o mais rápido possível e da melhor maneira.

O aumento do metabolismo auxilia na perda de peso e a compor um tipo de abdômen muito desejado, já o que pode tanto incomodar uma pessoa. A queima de gordura não depende somente de fatores biológicos, a mudança de vários índices auxilia na mudança, para que assim o indivíduo em questão consiga mudar e obter um resultado desejado.

Se você deseja queimar mais calorias, se livrar das gordurinhas localizadas ou apenas mudar de vida e ter um cotidiano e uma vida mais saudável, aqui há várias dicas para conseguir um ótimo resultado para a aceleração de metabolismo, a final essa é a poderosa chave para que você consiga tudo o que deseja.

Mas à frente falaremos um pouco dos objetivos que você tem que colocar na sua vida para que consiga acelerar o metabolismo e perder peso.

Antes de começarmos essa fase é importante explicar mais do que se trata o metabolismo.

 

O que é o metabolismo?

O metabolismo se trata de como o corpo humano, essa máquina que é responsável pela nossa vida, funciona. É como se o corpo fosse composto por engrenagens que se movem perfeitamente para se encaixar com a outra.

Quando a engrenagem não funciona de uma boa forma existem consequências bastante sérias como o mau funcionamento dos órgãos dos sistemas e até mesmo a saúde.

Quando levamos essa definição a sério nós temos ideia de quanto o bom funcionamento do metabolismo é essencial para o nosso peso e manutenção da nossa saúde.

É importante lembrarmos que a perda de peso não deve ser somente sobre a estética, mas também tem que haver uma finalidade maior: a de melhorar a saúde.

A perda de peso ajuda na melhora das articulações, na circulação do sangue no nosso corpo e o funcionamento de cada um dos nossos órgãos.

Nós devemos lembrar que o sexo determina muito sobre como funciona o metabolismo. Os homens, por exemplo, possuem um volume de tecido muscular um pouco mais alto do que das mulheres em consequência disso a taxa metabólica masculina costuma ser um pouco mais alto do que é feminina.

Ou seja, o homem tem muito mais facilidade e queimar gordura e tornar os músculos mais qualificados.

Quando falamos de metabolismo também é importante mencionarmos a idade. Quanto velhos ficamos, mais massa muscular perdemos. Quando há essa perda, muitas das vezes, a massa muscular é substituída por gordura.

E o nosso corpo?

Com isso, o nosso corpo passa a gastar menos energia e consume menos calorias. Ao longo dos anos, para que o gasto calórico e energético seja menor e para que nós possamos fazer mais atividades que exigem menos esforço durante mais tempo.

Outra coisa que deve-se citar e devemos tentar entender é que cada pessoa tem uma composição corporal diferente e que deve ser levada em conta quando falamos de metabolismo.

Pessoas que tem a maior porcentagem de gordura corporal têm a metabolização mais lenta do que outras pessoas que tem a maior quantidade de massa magra.

Mesmo que você seja uma pessoa sedentária que não faça exercícios regularmente, seu corpo precisa gastar calorias com atividades diárias, como: tomar banho, sentar, levantar, varrer casa e até ir ao trabalho ou outras atividades rotineiras que você costuma fazer.

Portanto não é porque você não faz exercício propriamente dito que você não gasta calorias. Mas quando você inclui alguns treinos a sua rotina você acelera seu metabolismo, o que auxilia na perda de peso.

Podemos citar também como uma parte muito importante da mudança do metabolismo o tipo de alimentação. Mas não pense que “melhorar” a alimentação de um jeito inesperado e não saudável, reduzindo o consumo de calorias repentinamente vai ter um bom efeito.

Além de não ter uma perda de peso muito efetiva, a redução muito grande de calorias na dieta pode até ter o efeito contrário aumentando o peso.

O corpo humano é extremamente inteligente e o metabolismo costuma diminuir a medida de quantidade dos nutrientes no sistema digestivo.

Por exemplo, se você é acostumado a se alimentar de uma determinada quantidade de alimentos durante o dia e decidi diminuir de uma hora para outra, o seu corpo ficará mais lento com isso, gastando mais energia, pois o seu organismo era acostumado a metabolismo preservar uma quantidade x de energia para determinada quantidade de comida, e com a diminuição ele vai precisar trabalhar mais para suprir esses nutrientes.

Agora que explicamos o que é metabolismo e falamos sobre algumas atitudes que possam dificultar a aceleração dele daremos dicas de como acelerar o metabolismo de forma saudável.

 

Como acelerar o metabolismo de forma saudável?

 

Beba bastante água:

Que nós devemos beber muita água não é novidade para ninguém. Mas, ainda assim existem pessoas que não consomem a quantidade mínima necessária.

Já quando nos hidratamos, o benefício muito grande para o corpo mas alguns estudos mostram que ingerir água meia hora antes de cada refeição ajuda a comer menos e dá uma sensação maior de saciedade.

Segundo estudo feito pela Universidade de Virgínia nos Estados Unidos pessoas que bebem de 8 a 12 copos de água diariamente conseguem queimar uma maior porcentagem de calorias que pessoas que bebem apenas quatro copos de água durante o dia.

Pesquisas mostram que pessoas que bebem meio litro de água apenas aumentam o metabolismo de repouso de 10% a 30% por aproximadamente uma hora. Ou seja, estamos falando de fatos comprovados por estudos científicos.

Note que para aumentar o metabolismo em repouso não foi necessário que muita água fosse consumida, mas é necessário que o hábito de beber água seja criado e levado durante o dia.

Quando bebemos mais água gelada o nosso metabolismo tende a trabalhar mais, você sabe por quê? O corpo utiliza mais energia para aquecer a água e deixá-la numa temperatura mais adequada ao corpo.

Portanto, é recomendado que beba um copo de água gelada em jejum ao acordar.

 

Café da manhã

Após seguir a dica que demos acima, é necessário que você prepare o seu café da manhã, pois ele pode ajudar a acelerar o metabolismo e a explicação é extremamente simples de entender.

O metabolismo acelerado, depois de uma noite toda de sono, ajuda o corpo, já que ele precisa de algo para queimar e assim ao tomar café da manhã o alimento pode causar um impacto na capacidade do corpo de fazer uma queima de gordura.

Esses nutrientes absorvidos no café da manhã são necessários para produzir energia, portanto é muito bom fazer um café da manhã reforçado e tomar em até uma hora depois de acordar.

Algumas pessoas afirmam que ficar sem comer durante a manhã pode ajudar na redução de peso, mas isso é um grande mito!

Como foi explicado, o café da manhã é extremamente necessário para que o metabolismo acelere e consiga trabalhar da melhor forma.

 

Faça todas as refeições

Ás vezes pensamos que quando nos mantemos em jejum ou não comemos conseguiremos emagrecer e alcançar o corpo que queremos de uma maneira mais rápida.

Mas isso não é uma verdade, pois o corpo entende a mensagem que você está passando de uma forma totalmente equivocada.

O corpo entende que não está recebendo alimento e por isso deve armazenar mais calorias pois não receberá alimento durante o longo período de tempo. Ou seja você armazena mais gordura ao invés de queimá-la.

Por esse motivo, é importante que todas as refeições sejam feitas de forma correta com alimentos que deem substância durante o dia.

 

Faça mais refeição

Se você acha estranho essa informação que nós lhe daremos, pode se chocar:  é recomendado que seja feito os lanches durante as refeições. Você deve estar confuso achando que comer mais não vai acelerar seu metabolismo.

Mas o que devemos sempre lembrar é que não vamos comer mais em quantidades e sim em números de frações, aumentando a quantidade de refeições durante o dia. Ou seja, fracionar as refeições que já seriam feitas.

A dica que te damos é fazer lanches durante a refeição, ou seja, fazer somente três refeições principais e três lanches durante os intervalos delas.

 

É recomendado um lanche antes de dormir

Você deve estar achando extremamente estranho essa afirmação que estamos fazendo, já dissemos que é recomendável fazer 6 refeições durante o dia e agora vamos incluir um lanche antes de dormir.

A explicação é a seguinte: os baixos níveis de açúcar no sangue fazem com que você tenha os músculos trabalhando menos, ou seja o seu metabolismo fica um pouco mais preguiçoso para se manter ativo.

Mesmo enquanto você está dormindo, é recomendável que você coma alguma coisa entre 100 e 200 calorias para que elas sejam queimadas durante o sono.

Mas cuidado, se você sofre de problemas digestivos como refluxo ou gastrite, não é recomendado fazer esse lanche antes de dormir, tá certo? Pois a digestão pode causar mal-estar.

 

O consumo de proteínas

Os alimentos que têm muitas proteínas podem ajudar o organismo a gastar calorias para processar os nutrientes.

Além disso o consumo de proteínas ajuda no ganho da massa muscular pois é o tecido que gasta mais calorias do que gordura. Então quanto mais músculos você tem mais acelerado é o seu metabolismo.

As dicas que podemos te dar são alguns alimentos que são ricos em proteínas, como: frango, ovos e peixes. Nas dietas vegetarianas é importante a inclusão de soja, trigo e quinoa.

Entretanto, você mulher, abra o olho para o consumo de SOJA no lugar de proteína. Procure outras opções pois a soja mexe com estrogênio do corpo diminuindo a quantidade, que já não é tão grande.

A de testosterona, produzida pelo corpo feminino, pode diminuir a massa magra da mulher, além de diminuir a massa óssea podendo nos causar no futuro problemas como a osteoporose.

 

Alimentos que aceleram o metabolismo

O primeiro tipo de alimento que podemos falar que acelera o metabolismo se trata de grãos integrais que são ricos em fibras, causando o maior efeito de saciedade na sua barriga e ainda assim existe a estimativa de que ajudam na queima de gordura em 10%.

A canela, que é muito fácil de encontrar no Brasil, é um ingrediente bastante poderoso para acelerar o metabolismo. Ela tem um efeito termogênico, isso significa que ela aumenta o gasto calórico durante a digestão e o processo metabólico.

Agora vamos falar um pouco sobre o gengibre, que assim como a pimenta ajuda a aquecer os pratos e acelerar o metabolismo.  Além de tudo, é possível consumir gengibre na sua forma In Natura mas também em sucos, sopas e molhos.

A batata doce, que é muito querida por todos na dieta, também pode ser um ótimo lanchinho, pois é rica em vitamina A, anti-inflamatórios e antioxidantes, além conter o hormônio que regula o açúcar no sangue.

 

Dormir bem

Assim como o metabolismo é capaz de processar calorias enquanto dorme, ter uma boa noite de sono é essencial para regular os hormônios e melhorar a disposição e ajudar no ganho de massa muscular.

Durante o sono ocorre a produção do hormônio do crescimento que estimulam a hipertrofia dos músculos, pois quanto mais alto uma pessoa mais os músculos devem ser fortes para aguentar o peso da sua estrutura óssea.

Também é importante dormir muito, pois é no sono que acontece descanso dos músculos onde o treino é fermentado e faz com que o músculo hipertrofia gerando mais massa muscular e seja maior a queima de calorias pelo aceleramento do metabolismo.

 

Redução do estresse

Nos dias em que vivemos, a correria é uma grande influência de forma enorme na no controle do estresse e da sociedade cada vez mais situações que possam nos tirar do sério pode vir acontecer.

Tentar controlar o estresse e ansiedade é bastante importante, pois é no estresse que está a produção do cortisol é o hormônio e leva o aumento da produção da gordura no organismo.

Além de tudo, a ansiedade faz com que algumas pessoas como mais do que estão habituados fazendo com que gera o aumento de peso.

Por esse motivo o controle do estresse é fundamental para melhorar o metabolismo para diminuir o peso.

 

Consumir alimentos com poder termogênico

 Alguns alimentos como a pimenta, canela, gengibre, o café e o chá verde tem propriedades que fazem com que o metabolismo acelere naturalmente, sem que seja necessário tomar alguma medicação para isso.

 Além de outras estratégias, é importante também que você se mantenha numa linha de alimentação saudável e que alimentos integrais, vegetais, carnes e ovos, tudo sejam balanceados e aplicado de forma correta.

Consumo de carboidratos

Escolha o seu alimento é o primeiro ponto e essencial para acelerar o Metabolismo. 

Os carboidratos são essenciais pois fornecem combustível para os músculos e ajudam o sistema nervoso e as células sanguíneas. Sem energia uma pessoa fica lenta e incapaz de praticar exercícios, fazendo com que ganho de peso seja gerado.

Por isso é importante consumir sempre que conseguir grãos integrais, legumes, frutas e verduras que sejam ricas em fibras e pobres em gorduras.

Pois estas ajudam a causar um efeito em saciedade no estômago e acelera o metabolismo, pois levam mais tempo para serem digeridas.

Outros carboidratos como arroz branco, açúcar e bolos não devem ser consumidos diariamente pois, esse grupo tem um alto valor glicêmico e é perdido de forma muito rápida fazendo com que você se sinta fome em pouquíssimo tempo.

 

Consumo de gordura

Devemos nos conscientizar que as gorduras são fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo pois, elas retardam a digestão do carboidrato e permitem que a energia seja gasta da forma mais igualitária possível.

Entretanto existem dois tipos de gorduras que podem ser consumidas com frequência e as que devem ser evitadas.

Podemos citar como as que podem ser consumidas com frequência: a castanha do Pará, amêndoa ou amendoim, peão e o pistache, por exemplo.

Podemos citar como as gorduras inimigas pois, podem entupir as artérias e devem ser evitadas: a manteiga, a linguiça, a margarina e a gordura vegetal.

 

Suplementos que aumentam o metabolismo

Entre os mais conhecidos esta a L-carnitina, que é um aminoácido que ajuda nosso corpo transformar gordura em energia, o que leva ao aumento da queima de gordura.

 

Algumas dicas rápidas de como acelerar o metabolismo

Evite a pipoca que você compra no cinema pois, é rico em sódio e gorduras, prefira que é feita em casa;

Legumes e verduras têm poucas calorias, muitos nutrientes e fibras, eles diminuem a fome pois, aumentam a sensação de saciedade. Sendo assim, você acaba comendo menos e sentindo muito mais cheio;

Como já dissemos antes, como a quantidade de comida pode ser reduzida, mas não deixe de comer. Quando você deixa de comer, o seu metabolismo entende que vai passar por um momento difícil, sendo assim armazena calorias;

Frutas secas tem carboidratos do bem que aceleram o metabolismo e tem grande quantidade de vitaminas e sais minerais, portanto é valido fazer misturinhas na salada, no iogurte ou na veia.

Espero que tenha gostado do texto de hoje. Se tem interesse em ler um pouco mais sobre o assunto, continue conosco! Até a próxima!

 

Farmácia de Manipulação Físico Farma

A Físico Farma é uma farmácia de manipulação de fórmulas personalizadas, localizada em Belo Horizonte-MG, que atua com energia 100% renovável e trabalha com comprometimento para produzir os melhores produtos.

Blog Físico Farma

 

 

Everton F. D. Col

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De volta ao topo