Farmácia de Manipulação

GANHO DE MASSA MUSCULAR: OS MELHORES FITOTERÁPICOS

Olá, tudo bem com você hoje? Esperamos que sim! Na nossa conversa de hoje falaremos um pouco sobre alguns alimentos e ervas que podem auxiliar no ganho de massa muscular.

Primeiramente podemos começar explicando do que se trata os fitoterápicos e tirando algumas duvidas ao longo desta conversa que teremos.

Iniciando, os medicamento fitoterápicos são obtidos exclusivamente e unicamente de matérias-primas de origem vegetal. 

Ele pode ser reconhecido quando vem apenas de uma planta ou pode ser composto quando vem de uma ou mais plantas.

Engana-se quem pensa que esses medicamentos são produzidos em casa. Os medicamentos fitoterápicos, assim como os sintéticos, são produzidos em laboratório, seus elementos são supervisionados pois passam por processos técnicos industriais e seguem rigorosos controles de qualidade.

Fitoterápicos

Os medicamentos fitoterápicos, assim como os sintéticos precisam do registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem um papel de regulamentar e fiscalizar o seu tipo de procedimento de criação e os materiais utilizados para fazer medicamentos.

Existe muito sobre que as substancias fitoterápicas não agem rapidamente no corpo.

É importante lembrarmos que a velocidade ou a intensidade da ação de medicamentos dependem de vários fatores e entre eles estão ativos, a sua concentração, a dose tomada, o horário em que remédio foi tomado e qual foi a recomendação médica.

Conhecemos as coisas medicinais como um meio mais lento que resolver a doença pelo uso empírico e histórico que a população tinha de estar tratando suas doenças.

Porém devemos lembrar que a sua eficácia não é maior nem menor do que os medicamentos produzidos em laboratório pois, todo medicamento fitoterápico tem a sua eficácia comprovada através de estudos.

Também é valido ressaltarmos que os medicamentos fitoterápicos também fazem mal a saúde se forem consumidos de forma errada.

Problemas Relacionados a Fitoterápicos

Esse risco diminui quando se trata de remédios fitoterápicos, mas ainda assim aparecem pois, assim como qualquer outro medicamento de origem vegetal pode apresentar efeitos colaterais, contraindicações e efeitos tóxicos, por isso deve ser prescrito pelo médico e usado como muita responsabilidade. 

Assim como falamos haverão medicamentos que só devem ser utilizadas com recomendação médica e é importante que o profissional que recomenda esse medicamento seja extremamente informado sobre a utilização dos produtos e das plantas que foram manuseados para compor o medicamento prescrito.

É válido salientar também que os medicamentos fitoterápicos devem ser comprados com receita médica.

Todo médico com experiência e conhecimento do medicamento podem recomendar o medicamento, porém as orientações devem ser dadas pelo médico de forma clara e objetivas e seguidas pelo paciente de forma rigorosa.

É difícil de listar todos os problemas que os medicamentos fitoterápicos conseguem resolver pois, estamos falando de milhares de tipos de plantas e substâncias.

Mesmo a base desse remédio sendo plantas medicinais, elas são totalmente diferentes umas das outras. 

Fitoterápicos de Origem Legal

Mesmo que fisioterápicos tenham como sua base de plantas medicinais eles necessitam ser registrados e fiscalizados pela Anvisa pois, passam por procedimentos laboratoriais que alteram a composição das plantas.

É necessário quanto ao uso de fitoterápico sejam tomados os cuidados comuns como com qualquer outro medicamento. O uso excessivo de fitoterápicos podem causar danos à saúde, por isso é importante que sempre haja orientação.

Agora que sabemos um pouco mais sobre fitoterápicos, vamos falar sobre algumas substancias e elementos que podem auxiliar com o ganho de massa.

Substancias e elementos que podem auxiliar com o ganho de massa muscular

Avena Sativa

 Avena sativa é o nome científico da aveia integral, aquela aveia que você já conhece e até mesmo tem em casa. Ela contém um tipo de hormonio, um fotoquímico que estimula a hipófise a aumentar os níveis de testosterona e liberar o hormônio luteinizante (LH), importante para os músculos.

Também oferece zinco, mineral essencial para a produção de testosterona. Na forma de alimento, seria necessária uma quantidade muito grande para que surtisse efeito no ganho de massa magra. 

Este tipo de alimento não tem contraindicações conhecidas pela ciência.

Eurycoma longfolia

Esta substancia se trata de um extrato vindo da Malásia, também conhecida como tongkat ali, possui em sua composição cerca de 22% de peptídeos, que são fragmentos de aminoácidos que estimulam a produção de testosterona.

A testosterona para o homem tem uma função quase que fundamental, não só para a virilidade, mas também para a produção de massa magra e para evitar a perda de massa óssea, por exemplo.

Então, se um ser humano tem uma baixa de testosterona a longo prazo, as consequências no futuro podem ser devastadoras.

A Eurycoma Longfolia tem boa biodisponibilidade, são facilmente absorvidos pelas células musculares. A única contraindicação é que pessoas que sofrem de insônia e/ou irritabilidade devem consumir menos ou abrir mão do consumo.

 

Ginseng

Popularmente conhecido como panax ginseng, um primo bem próximo do gengibre aqui do Brasil, esta raiz possui propriedades que estimulam e vasodilatadoras, diminuindo a fadiga crônica e favorece o fornecimento de nutrientes para o músculo, aumentando o ganho de massa muscular.

Ainda podemos dizer que, o ginseng ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue, diminui o cortisol, popularmente conhecido como o hormônio da do estresse (que prejudica o ganho de massa muscular), tem função antioxidante, ativa o sistema imunológico e estimula a produção de testosterona. 

 

Picnogenol 

Esta substancia se trata de extrato da casca do pinheiro marítimo francês, é um antioxidante 50 vezes mais potente do que a vitamina E e 20 vezes mais do que a vitamina C.

Além de neutralizar os radicais livres, o picnogenol pode aumentar a produção do óxido nítrico, substância que aumenta a largura dos vasos, facilitando o fluxo sanguíneo e melhorando o desempenho durante o treino de força.

Os músculos, menos fatigados e com maior poder de recuperação, agradecem. As contraindicações deste elemento ainda não são conhecidas não são conhecidas. 

 

Teanina 

Esta substância se trata de um aminoácido que é extraído das folhas do chá verde e promove o relaxamento físico e mental.

Como faz este papel importante de relaxar controla também o cortisol, que é o popularmente conhecido como o hormônio do estresse, podendo assim até reduzir o mau humor.

A substância também estimula a produção do hormônio do crescimento (GH), que é secretado durante o sono e contribui para o ganho muscular. Sendo assim, uma boa noite de sono é fundamental. 

A única contraindicação é para pacientes sensíveis a algum componente da fórmula, portanto fique de olho e procure saber antes de tomar.

 

Tribulus e o ganho de massa muscular  

Tribulus Terrestris contém flavonoides, alcaloides e saponinas – que, de acordo com estudos clínicos, estimulam a secreção de testosterona e como sabemos, a testosterona é muito importante tanto para o homem, quanto para a mulher; promovendo o ganho de massa muscular

Também pode aumentar os teores de estrogênio e do hormônio luteinizante (LH), que contribuem para o aumento da massa magra. 

 Este elemento é contraindicado para mulheres com histórico de câncer de mama e mulheres que tenham baixa na testosterona.

 

Urtiga dioica 

Esta substancia impede a conversão da testosterona em estrogênio, o que aumenta os níveis do hormônio masculino no organismo. Por isso ele favorece o ganho de massa muscular. Também atende pelo nome de stinging nettle root

 A sua única contraindicação é para o público de hipertensos, portanto se você tem interesse em utilizar esta substancia, procure opinião médica.

 

Semente de girassol

Este se trata de uma boa opção de lanche, pois são até 25 gramas de proteína para cada 100 gramas de semente.

Curiosamente, aparece no topo da lista dos alimentos para ganhar massa muscular.

Portanto procure em casas de produtos naturais e inclua nas suas receitas.

 

Mackerel

Já ouviu falar sobre ele? Se trata de um peixe muito parecido à Cavala e tem altos índices de ômega 3, gorduras boas e proteínas.

Como sabemos o Ômega 3 é importante para um infinidade de coisas no corpo humano, incluindo para a saúde dos cabelos, peles, unhas, memória e para a aquisição de massa magra.

Entre os alimentos para ganhar massa muscular, é um dos mais difíceis de encontrar no Brasil.

 

Abacaxi

Diferentemente do Mackerel, o abacaxi é uma fruta extremamente fácil de se encontrar pelas ruas e feiras do Brasil.

Esta fruta é indicada como uma boa ajuda para a aquisição de massa magra, pois é um excelente para o pós-treino, com carboidratos de rápida absorção.

Além destas vantagens o abacaxi tem poderes diuréticos, auxiliando a diminuir o inchaço que pode ser causado pela retenção de líquido.

 

Grãos de Edamame 

Estes grãos se tratam de um preparado feito com grãos de soja ainda dentro da vagem, que é como a sua casa, uma caixa protetora. É normalmente encontrado no Japão, Havaí, China e Coreia.

As vagens são fervidas em água junto com condimentos (como sal) e servidas inteiras.

É importante se atentar ao quanto de sal é utilizado no processo, pois dependendo da percentagem corre o risco de causar a famosa e tão indesejada retenção de líquidos.

 

Azeite de oliva

Popular no Brasil e muito utilizado em muitas receitas, o azeite de oliva é uma fonte de gorduras monossaturadas, que previnem o catabolismo e protegem as articulações.

Devemos lembrar que, quando este azeite é esquentado para que alguma receita seja desenvolvida tendo como o óleo a sua base, o fogo pode retirar alguma das suas propriedades, portanto seja cuidadoso.

Carne de veado

Esta é uma carne de caça muito difícil de conseguir no Brasil. Apresenta alta concentração de proteínas e vitamina B12, potencializando o ganho de massa muscular.

É valido ressaltarmos que a caça esportiva não é autorizada no nosso país, portanto procure outros alimentos que forneçam as mesmas vantagens.

 

Brócolis

Este é conhecido como o rei dos vegetais para os adultos e como um grande vilão para as crianças.

Devemos citar como uma vantagem de consumir brócolis o fato do vegetal ser rico em minerais, potássio, ferro, zinco e algumas vitaminas como as A, C, B1, B2 e B6.

Para a hipertrofia muscular este é importante pois recupera as fibras musculares com o auxilio da vitamina C, além de permitir a contração muscular pois tem cálcio na sua composição.

E as vantagens não param por aí, podemos citar também que este pode auxiliar na recuperação hormonal, reparação do DNA e no auxilio para a construção de novas células do sangue, evitando assim a anemia.

 

Ovos

Estas gracinhas são bastante conhecidas por pessoas que se mantem ou tentam fazer uma dieta. Os ovos são baratos, tem altos índices de proteínas, gorduras e vitamina D.

As proteínas são fundamentais para a construção dos músculos, sendo assim quando você come ovo você ganha massa muscular pela alimentação, o que já é de grande serventia para a conquista do shape perfeito.

Os ovos também contêm pequenas quantidades de quase todas as vitaminas e minerais exigidos pelo corpo humano, incluindo cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês, vitamina E, ácido fólico e muito mais.

 

Café 

O café melhora a resistência e diminui as dores musculares, mas é claro que está se falando aqui do café puro, sem açúcar, creme e outras coisas que costumamos adicionar.

Além de tudo, o café ainda é um excelente estimulante de energia, podendo ajudar você nos seus exercícios, dando mais “gás” para a execução de cada um das suas ações.

 

Anchovas

Este é um pequeno peixe também conhecido em outras regiões do Brasil como enchova, manjuba, piquitinga, pititinga1 ou anchoveta.

Como sabemos, os peixes são ricos em substancias que são excelentes para o corpo humano e uma delas é o Ômega 3, que pode auxiliar na diminuição da dor após um treino um pouco mais pesado, por exemplo.

 

Cúrcuma/Açafrão da terra 

A cúrcuma é um tempero que ajuda no crescimento e reparação dos músculos, ajudando no ganho de massa muscular. Também é chamada de turmérico, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo.

Além disto, a cúrcuma ajuda a reduzir gorduras acumuladas, pois contem substancias anti-inflamatórias, que retiram algumas toxinas indesejáveis do organismo.

 

Leite integral 

O leite integral possui boas doses de proteína e gordura, sendo útil especialmente para quem está na fase de treinos pesados para ganhar massa ou para manter a que já tem.

Além de tudo, um copo de leite de tamanho médio tem de 6 a 8 gramas de proteínas, sendo ótimo para a reconstrução dos músculos.

Gengibre

O gengibre é uma raiz muito utilizada pelos brasileiros para aliviar os sintomas de algumas doenças, como as dores de garganta.

Porém, para quem busca a hipertrofia muscular, o gengibre é muito útil, pois alivia dores musculares e ainda acelera o metabolismo, ajudando a queimar as gorduras, ou seja, reduz a gordura e favorece o ganho de massa muscular.

 

Iogurte natural

Iogurte é algo que quase todas as pessoas amam e o leite não pode faltar na dieta de hipertrofia de alguém, isso juntou o útil ao agradável.

Ajuda a equilibrar a flora intestinal, mas note que estamos falando do iogurte natural puro, integral e sem açúcar.

 

Agrião 

Adicione mais esta verdura na sua salada e obtenha doses extras de ferro e vitamina C.

Se você não se agradar muito com o sabor um pouco forte que ela tem, pode optar por adicionar molhos não industrializados a sua criação.

 

Quinoa

Os grãos de quinoa são ricos em proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico, o ideal para quem quer entrar em forma.

Além disso, a quinoa tem uma propriedade de saciedade muito convenientes quando o assunto é dieta.

 

Tahine

Se trará de uma pasta feita de sementes de gergelim (sésamo) muito usada na cozinha do Oriente Médio, sendo usado como complemento de muitos pratos árabes e também doces.

Possui boa concentração de zinco, que é essencial para o crescimento celular e síntese de proteínas.

 

Pepino

 O pepino não é um legume que é tão valorizado pelas pessoas, ele tem uma importante função quando o assunto é ganhar massa muscular, pois ele é bom para reconstrução dos tecidos musculares.

 

Manteiga de amendoim

Pode parecer mentira, mas manteiga de amendoim auxilia na hipertrofia muscular. É valido ressaltar que não são as marcas de consumo comum, mas sim as especiais para dieta. Possui boas doses de proteína e gordura, sendo fonte também de magnésio.

 

Água

Este elemento que é essencialmente utilizado para a manutenção da vida humana não poderia estar de fora da nossa lista, já que é essencial para força, digestão, transporte dos nutrientes e tudo o mais o que o corpo for fazer.

Além disto, a água ainda ajuda a acelerar o metabolismo se for ingerida em temperatura gelada e em jejum.

 

Suco de cereja

Também difícil de conseguir no Brasil, já que estamos falando de bater as cerejas no liquidificador com água e tomar tudo e no Brasil esta não é uma fruta tão popular. Porém, não compensa trocar por sucos industrializados.

 

Conclusão

No texto de hoje conversamos muito sobre algumas substancias e alimentos que te ajudarão com o ganho da massa magra que você tanto deseja.

Como sabemos, a alimentação se inicia como um hábito e se você costuma ter uma má alimentação, está na hora desta hábito mudar.

Para obter a hipertrofia muscular e o desenvolvimento muscular que é muito desejado por frequentadores de academia, é necessário que você reeduque a alimentação.

Entre em uma dieta, procure uma profissional habilitada para te ajudar nisto e siga algumas das nossas dicas, desta forma você cuidará da saúde e ainda terá o corpo que deseja.

 

Farmácia de Manipulação Físico Farma

A Físico Farma é uma farmácia de manipulação de fórmulas personalizadas, localizada em Belo Horizonte-MG, que atua com energia 100% renovável e trabalha com comprometimento para produzir os melhores produtos.

Blog Físico Farma

 

 

 

Everton F. D. Col

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De volta ao topo