Farmácia de Manipulação

10 alimentos que queimam gordura e te ajudam a emagrecer com saúde!

Alguns alimentos que ajudam a queimar gordura são:

  1. Maçã
  2. Aveia
  3. Frutas cítricas
  4. Chá verde
  5. Pimenta vermelha
  6. Café
  7. Azeite de oliva extra virgem
  8. Canela
  9. Amêndoa
  10. Berinjela

Sabe por quê? Acompanhe a leitura e entenda!

Emagreça comendo: o segredo para ter a saúde em dia!

Parece contraditório consumir alimentos com o propósito de emagrecer, afinal, o objetivo central do emagrecimento é justamente queimar as calorias provenientes da alimentação. Mas não é: os alimentos certos são grandes aliados de quem busca um emagrecimento eficaz e saudável.

Os alimentos que auxiliam nesse processo são aqueles que são termogênicos e aceleram o metabolismo, melhoram o funcionamento do intestino, diminuem a retenção de líquidos, possuem alto nível de saciação e pouco valor energético.

Nesse sentido, devem ser consumidos em porções distribuídas ao longo do dia, em uma dieta aliada a exercícios físicos adequados. De modo geral, a dieta precisa ser restrita em gordura trans, doces e massas – alimentos que normalmente vão de encontro ao emagrecimento.

Em relação aos exercícios, eles devem ser pensados na queima de calorias, ou seja, aeróbicos. Um ótimo exemplo é o treino HIIT, que tem curta duração e alta intensidade. Mas, para quem busca atividades de menor intensidade, caminhar, correr, nadar, pedalar são alternativas ideais para um resultado gradual.

Resumindo: dieta equilibrada e exercícios físicos regulares compõem o time perfeito para o emagrecimento. Agora, basta adicionar alimentos específicos para alcançar resultados satisfatórios e saudáveis.

Veja a seguir a lista de alimentos que auxiliam na queima de gordura corporal que a Físico Farma preparou para você!

5 alimentos que ajudam a queimar gordura 

Em vez de parar de comer – prática que reduz o metabolismo –, devemos inserir no cardápio os alimentos corretos para perder aquela gordurinha que incomoda e pode ser nociva à saúde física e mental.

A seguir, você vai ver alimentos, temperos e até bebidas para adicionar hoje mesmo na lista de compras. Vamos lá? 

1) Maçã 

A maçã é sempre um item presente na dieta de quem deseja emagrecer com saúde. A fruta fornece grande parte das vitaminas importantes ao funcionamento do organismo, diminui a vontade de comer doces, prática prejudicial a qualquer dieta, e, se consumidas com casca, ainda garantem uma boa quantidade de fibras que saciam a fome por mais tempo e diminuem a absorção de gorduras. 

2) Aveia

A aveia é um alimento altamente rico em fibras. Isso significa que ela contribui para o bom funcionamento do intestino e bloqueia a absorção de gordura. O motivo é simples: as fibras demoram para ser digeridas, e o resultado é a menor produção de insulina e maior sensação de satisfação – o que diminui a quantidade de consumo calórico. 

3) Frutas cítricas 

frutas cítricas termogênicas

As frutas cítricas, como limão e laranja, são ricas em vitamina C, antioxidante eficaz na diminuição da absorção de gordura. E mais, também possuem a pectina, substância que potencializa a absorção. 

4) Chá verde

Já mencionamos essa bebida várias vezes por aqui, e o motivo é evidente: a bebida é antioxidante, termogênica e ainda apresenta propriedades benevolentes ao nosso organismo. 

O chá verde possui, em sua composição, uma substância denominada epigalocatequina galato, que acelera o metabolismo e aumenta o gasto energético: se você consumir entre 250 mg dessa substância – presente em aproximadamente três xícaras da bebida –, elimina até 100 calorias a mais no dia. Incrível, não? O chá ainda ajuda a prevenir o câncer e traz diversos benefícios impressionantes.

Quem preferir, pode consumir o chá verde em cápsulas, com todas as propriedades preservadas.

5) Pimenta vermelha 

A pimenta tem grande destaque no emagrecimento por sua propriedade termogênica. Pimenta malagueta e pimenta dedo-de-moça são exemplos da planta com alto teor de capsaicina – substância que proporciona a ardência, aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo. 

Adicionar uma pequena porção de pimenta em cada refeição vai acelerar seu metabolismo e auxiliar na queima calórica rápida e eficiente. 

6) Café

café termogênico

Se tem uma bebida que quase todo mundo gosta, essa é o café! A boa notícia para seus apreciadores é que a cafeína, principal composto da planta, acelera o metabolismo

Mas devemos lembrar que açúcar, creme e outros adicionais atrapalham totalmente o poder termogênico da bebida, portanto, se deseja emagrecer, tome sempre o café puro. Combinado? 

E mais: o consumo diário não deve passar de três xícaras, visto que, em excesso, a cafeína pode ser prejudicial em diversos aspectos, especialmente ao sono. 

7) Azeite de oliva extra virgem

O azeite extra virgem tem alto teor de gordura insaturada (gordura boa), que diminui as inflamações nas células do corpo e contribui para a redução de gordura corporal. Além disso, seu consumo frequente diminui a velocidade de absorção dos carboidratos, evitando picos de insulina e acúmulo de gordura. 

8) Canela

A canela é um condimento de efeito termogênico, que aumenta potencialmente o metabolismo e contribuir com a queima de gordura. Mais do que isso, ela reduz os picos de insulina no sangue, grandes responsáveis pelo acúmulo de gordura corporal. 

A boa notícia é que a canela incrementa o sabor de diversos alimentos, como frutas, sucos, bolos, chás e café. Além de deixá-los mais saborosos, ajuda a emagrecer

 9) Amêndoas 

amêndoas termogênicas

A amêndoa é um alimento rico em proteínas, fibras e gorduras saudáveis ao coração, por isso não pode ficar de fora da nossa lista. Por manter a saciedade em pouca quantidade, é uma opção perfeita para o lanche da manhã ou da tarde, substituindo uma guloseima calórica e pouco nutritiva. 

10) Berinjela

A berinjela é um alimento rico em fibras, água, vitaminas e minerais – tudo isso com pouquíssimas calorias. Muito conhecido por seu poder contra o colesterol, o fruto auxilia no bom funcionamento do intestino, produz saciedade e melhora a digestão. Procure consumir cozido ou em forma de suco, é ótimo para sua saúde!

E aí, qual desses alimentos você ainda não colocava na sua lista do supermercado? Esperamos ter contribuído para que você tenha o resultado almejado com muito mais facilidade.

Em nosso blog, temos muito mais dicas sobre emagrecimento saudável e diversos conteúdos relacionados. Que tal se aprofundar melhor? Nosso objetivo é te ajudar a viver bem! 

Everton F. D. Col

2 thoughts on “10 alimentos que queimam gordura e te ajudam a emagrecer com saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De volta ao topo