Farmácia de Manipulação

.

TEACRINE: O QUE É? E BENEFÍCIOS PARA ATIVIDADE FÍSICA

A fadiga pode ser encontrada com um dos sentimentos que são mais comuns entre a população. É quase normal encontrar pessoas que se dizem fadigadas.

A fadiga é um limitante, tanto físico quanto mental e ela pode ser causada pelo estresse da rotina do dia a dia, por falta de concentração, por fatores ligados a vida acadêmica e ate mesmo ligados a vida amorosa.

No texto de hoje eu vou conversar com você sobre a Teacrine, explicando do que se trata e quais os seus principais benefícios que ela fornece para as atividades físicas.

O que é a Teacrine?

A Teacrine se trata de um ativo que tem alta concentração de Teacrina, este tipo de composto tem a função de melhorar o desempenho do corpo, dando energia para as atividades, diminuindo o cansaço e aumentando o foco, por exemplo.

 

Onde encontrar?

Para encontrar a Teacrina não se torna difícil se você tiver juna fruta de cupuaçu, que tem o nome científico de Theobroma grandiflorum, no café que tem o nome científico de Coffea e na planta Camellia assamica var. kucha.

Esta planta é comum da província da china e cresce a cerca de 1000 m de altitude, desde muito tempo atrás ela tem sido utilizada para preparar chás e cafés.

Graças a esta utilização e popularização dela, foi possível descobrir que, essa planta tem uma quantidade considerável de alcaloide teacrina.

 

Mecanismo de ação da Teacrine

Tem a função de melhorar a cognição e a performance física, usando os caminhos neurais, ou seja, ela estimula as vias dopaminérgicas, além de inibir as Adenosinergicas.

Assim é possível afirmar que, acontece o aumento de energia sem que a pessoa se sinta irritada, permitindo que atletas e pessoas que fazem exercícios físicos tenham melhor desempenho físico e mental. 

Para que você entenda melhor, como funciona a ação dopaminérgica e Ação Adenosinergicas, explicarei um pouco mais sobre cada uma. 

 

Ação dopaminérgica

A ação dopaminérgica age como uma molécula que pode se ligar a uma receptora, para que assim seja induzido uma reação biológica.

Essa reação agonista acontece nos receptores de dopamina D1 é D2, em seguida acontece o aumento da atividade na região do núcleo accumbens que fica no cérebro e está associada a recompensa, ela pode ser acionada com a finalização de tarefas, dando maior motivação. 

Por fim alto nível de dopamina são liberados, aumentando a energia, melhorando o humor e fornecendo na sensação de prazer. 

 

Ação Adenosinergicas

Primeiramente. ela tem a intenção de promover a inibição da atividade de receptores adenosinérgicos.  

Em seguida adenosina tem o papel de promover a sensação de relaxamento no processo bioquímico.

Por fim, ao inibir as suas atividades de receptores de adenosina genética 1 e 2, faz com que a sensação de cansaço seja diminuída. 

 

Teacrine versus café 

Existe uma grande semelhança entre Teacrine e o café, mas muitas coisas são diferentes, veja a seguir alguns exemplos. 

 

Sensação de bem-estar e disposição 

A Teacrine age nos receptores dopaminérgicos, fazendo com que haja um bem-estar pela liberação dos hormônios de prazer e felicidade. 

Ela tem a função de promover o neurotransmissor chamado dopamina, fazendo com que você tenha um bom humor, mais disposição e vontade de praticar exercícios físicos, por exemplo, diferentemente do café

 

Tolerância

Sabemos que com ato contínuo de tomar café, seja todos os dias ou todas as horas, com passar do tempo as doses passam a ser maiores, para que haja o efeito de manter o indivíduo esperto e consciente do que está acontecendo.

Com passar do tempo, isso quer dizer que o café leva o consumidor a tolerância, pois assim é necessário que você tome doses maiores de café chegando ao ponto de que o ele não tem mais efeito no seu organismo.

 A Teacrine não tem tolerância, assim o efeito será sempre o mesmo, mesmo que você tome por um longo tempo sem que haja dose dependente.

 

Duração da ação

A Teacrine tem a função de melhorar o seu foco e a sua energia, além de fazer com que você tenha um bom desempenho em exercícios físicos e atividades necessárias.

Para que você faça isso é necessário que sua energia seja mantida no alto durante um bom tempo, o que a cafeína não faz.

Com a Teacrine, você consegue manter a sua energia por cerca de 4 à 6 horas, mas já com café você consegue manter a sua energia por volta de 1 h 30 ou até 2 horas.

Com a Teacrine é esse efeito prolongado, você não sente dificuldade para dormir, pois ela não atua nos receptores adrenérgicos. 

Dessa forma, com a ingestão dessa substância não existe a sensação de inquietação ou de hiperatividade, comprometendo assim a qualidade do seu sono. 

 

Ansiedade 

A cafeína é bastante conhecida por deixar as pessoas mais espertas, mas também mais inquietas.

Com a atuação nos receptores adrenérgicos, faz com que haja uma sensação de hiperatividade e inquietação, por consequência a sensação de ansiedade.

Já a Teacrina faz com que você diminua a em vez de ansiedade para que assim não tenha a sensação de taquicardia ou de pressão sanguínea mais alta.

 

Benefícios da Teacrina

 

Com o consumo feito de maneira correta e consciente, essa substância é capaz de causar bastante benefícios para a saúde, como exemplo podemos citar melhora de energia, melhora do humor, além da diminuição de cansaço, fazendo com que o indivíduo que a toma tenha mais disposição. 

Ela também ajuda no mantimento do foco, para que você consiga fazer os exercícios por muito mais tempo, sendo assim, ajuda de forma indireta na queima de gordura. 

Um outro benefício associado a Teacrine é que ele não funciona como os outros estimulantes, esses só podem ter até duas horas de efeito, mas essa substância funciona por até 6 horas, fazendo com que você ainda funcione bem, durante muito mais tempo.

Em linhas gerais, o Teacrine faz com que você tenha a sensação de bom humor, disposição e foco, além do bem-estar, para que assim você não perca atividades por conta do cansaço.

Contudo, é válido salientar que esse tipo de substância não atrapalhará o seu sono, pois ele não age nos receptores adrenérgicos. 

 

Quem não pode tomar o Teacrine? 

Esse é o medicamento totalmente natural, por isso até hoje não foi descoberta nenhuma contraindicação

Entretanto, caso você deseje tomar a Teacrine é indicado que você consulte um especialista, para que possa ingerir sem que haja algum problema.

É importante salientar também que, mulheres grávidas, lactantes e crianças não devem ingerir esse tipo de medicamento, pois os estudos não abrangeram esse público. 

 

Não esqueça que ao ingerir até a Teacrine, você não deve ingerir bebidas alcoólicas no mesmo período, para que assim não haja reações adversas. 

 

Efeitos colaterais do Teacrine

Assim como foi dito, a Teacrine não possui nenhum efeito colateral comprovado. 

Mesmo que ele funcione e tem o mesmo efeito que a cafeína, os seus efeitos colaterais não foram descobertos até hoje.

Por isso no momento da ingestão é importante que você se mantenha observando, pelo menos nos primeiros dias, para que veja como seu corpo reage esse tipo de medicamento. 

Uma observação interessante é que o Teacrine quando associado a cafeína pode fazer com que os efeitos colaterais da cafeína sejam minimizados. 

Entretanto, você ainda fica com a mesma capacidade de realizar as atividades, mas sem comprometer o seu bem-estar.

 

Quem pode tomar Teacrine? 

Teacrine é indicado para pessoas que querem melhorar sua performance física e mental, tendo mais foco nas suas atividades, uma maior concentração, bom humor e ainda disposição para realizar todas as atividades que desejam durante o dia.

Pode ser ingerido para ter exercícios de baixa e alta intensidade, por exemplo.

Como falado anteriormente ele tem efeitos parecidos com o do café, mas não age da mesma forma no corpo, então efeitos colaterais como a taquicardia e a fadiga são totalmente excluídos. 

 

Além do mais, para os atletas o Teacrine pode ser utilizado, pois não causa interferência nos exames antidoping de melhorar a sua disposição. 

 

Como devo guardar o medicamento? 

A Teacrine é um medicamento e por isso você deve guardar ele longe do alcance das Crianças, em um local arejado, sem umidade e longe da luz do sol, para que assim as propriedades contidas nele não sejam estragadas no calor. 

Caso haja o consumo exagerado por crianças ou por algum adulto, recolha a embalagem e leve este até o pronto socorre mais próximo, assim os socorros devidos serão prestados.

 

Estudos comprovando a eficácia de Teacrine

O estudo que podemos citar é o estudo Clínico que foi feito com nove voluntários, onde esses ingeriram 200 mg de Teacrine em um período de 6 horas durante 7 dias. 

Para avaliar eles foi usada a escala analógica visual. Assim foi medida a intensidade do que cada um sentia como a fadiga, concentração e ansiedade, por exemplo.

Foi possível ver que houve um aumento de energia sem que os voluntários se sentissem nervosos, irritados ou com baixa tolerância, eles também relataram aumento de motivação para fazer exercícios físicos e a diminuição do cansaço. 

 

Sugestão de fórmulas 

A Teacrine pode ser associada a algumas outras substâncias para que tenha o seu poder de ação potencializada.

Por isso, abaixo teremos algumas sugestões de forma que atuam em áreas diferentes, para que você consiga aproveitar esse medicamento ao máximo. 

 

Para ter energia diária

Consuma Teacrine de 100 mg uma vez ao dia. 

Esse medicamento vai fazer com que os seus receptores tenham maior concentração, além de diminuir a sensação de cansaço mental e físico para que assim você consiga realizar as atividades do seu dia. 

 

Para energia física e mental 

 

Você deve tomar 100mg de Teacrine

Você pode tomar uma dose 30 minutos antes de fazer o seu treino ou quando achar necessário. 

Com todos os pontos positivos que já citamos, a Teacrine quando aliada a cafeína faz com que a sua concentração seja maior, sem que haja um efeito colaterais que são prejudiciais para a saúde.

 

Para o aumento do foco concentração e performance cognitiva

Você deve ingerir 50 mg de Teacrine e 3 g de goBHB

Essa mistura deve ser tomada uma vez ao dia pela manhã. 

O goBHB se trata de um gama-hidroxibutírico que é uma substância cetônica que age para dar energia no seu organismo, fazendo com que você tem uma melhor performance esportiva e até mental.

Quando associamos o Teacrine essa substância faz com que os efeitos positivos sejam potencializados, para beneficiar a cognição, concentração e foco. 

 

Para o aumento da energia e foco concentração força e resistência muscular pré-treino

Neste você deve ingerir 80 mg de Teacrine e 200 mg de teanina, essa dose deve ser tomada uma vez ao dia. 

 

Conclusão

No texto de hoje eu conversei com você sobre o Teacrine e como ele age de uma maneira maravilhosa no nosso corpo. Mostrando melhor quais os seus benefícios, suas vantagens e como utilizá-lo, por exemplo.

Cuide sempre do seu corpo, mas não negligencie as substâncias utilizadas para isso, escolha aquelas que sempre preservarão a sua saúde global.

É valido relembrar que, este artigo não substitui uma consulta com o médico, por isso, caso deseje tomar qualquer medicamento, é aconselhado fazer uma visita ao seu clínico para ter uma conversa.

Gostou do texto de hoje? Quer saber mais sobre assuntos como este? Continue a me acompanhar por aqui, no blog, me siga no Instagram e curta a minha página no facebook!

Tem dúvidas relacionadas ao mundo dos fármacos? Fale conosco, será um prazer te ajudar! Até o próximo texto!

Everton F. D. Col

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De volta ao topo