A retenção de líquidos é o nome popular dado ao inchaço do corpo. Pode afetar barriga, pernas e pés. É muito comum, principalmente, em mulheres.
A retenção é o resultado de quantidade de líquido do sangue, pobre em proteínas, que ultrapassa os vasos sanguíneos e se acumula na sob a pele. Esses líquidos são compostos em 2/3 por água.
Ela pode ocorrer também dentro dos vasos sanguíneos, nos órgãos, dentro das células ou entre elas, provocando o inchaço e até mesmo a alteração de peso.
Possíveis Causas de Retenção
As causas da retenção de líquidos no tecido subcutâneo são diversas, como problemas renais, cardíacos ou do fígado. A falta de equilíbrio desses líquidos no corpo, acaba promovendo o inchaço de algumas regiões.
Outras circunstâncias também favorecem o surgimento do edema, chamado popularmente de inchaço, tais como sedentarismo, variações da pressão sanguínea, quantidade de proteínas do sangue.
A má circulação, alguns medicamentos, período pré-menstrual e desequilíbrio hormonal entram na lista de possibilidades para a formação do edema.
Além do inchaço, a retenção de líquido pode causar outros sintomas como estresse, dores no corpo e até desconforto intestinal.
Com maior percepção pelas mulheres, o surgimento ou agravamento da celulite também pode ser causada pela retenção de líquidos no corpo.
Durante o período menstrual a retenção pode ser maior, devido a grande produção de progesterona, hormônio feminino responsável pela gestação, que aumenta a quantidade de líquido entre as células.
Mãos, pés, abdômen, pernas, seios, ficam mais inchados no período menstrual e se intensifica ainda mais durante a gestação, quando a produção de progesterona é ainda maior.
O consumo de sal em grande quantidade pode causar a retenção de líquidos, já que dificulta a eliminação da água pelo corpo.
Nos períodos do ano com altas temperaturas, com calor intenso, os vasos sanguíneos se dilatam e facilitam a passagem de líquidos, provocando a retenção.
Uma das formas de saber se tem retenção de líquido é pressionando o polegar sobre a pele da área inchada. Se a pele demorar para voltar ou ficar uma marca que demora alguns segundos para sumir, pode ser sinal de que há retenção.
Nos casos em que a retenção de líquidos for ocasionada por problemas mais graves, é comum que o tratamento seja com medicamentos próprios ao problema associados à diuréticos.
Diuréticos Naturais
Os diuréticos são medicamentos que ajudam a eliminar o excesso de líquido do corpo. Mas devem ser usados com cautela. Muitas pessoas utilizam com o intuito de emagrecer e acabam por eliminar líquidos que contenham substâncias e sais minerais indispensáveis para a saúde do corpo.
Existem, atualmente, diuréticos naturais, que não afetam nem causam efeitos colaterais. É importante confiar na fonte que está comprando, para não fazer uso de um medicamento que não é 100% natural.
Entre eles, podemos citar dois que tem efeitos diuréticos comprovados, sem efeitos colaterais e alterações hormonais, e que são realmente naturais.
O primeiro deles é o Diurético Natural em cápsulas, da Físico Farma. Ele é um composto natural que age em favor da perda de peso e na ação diurética, assim, com a redução da quantidade de líquido circulante na corrente sanguínea, a pressão nas artérias e o inchaço causado pela retenção de líquidos, que são reduzidos.
Entre os benefícios oferecidos podemos dizer que ele é capaz de acelerar o metabolismo, combater a celulite, aumenta a disposição física e a queima de gordura, proporcionando uma sensação de saciedade.
O segundo é o Cactin 500mg, que é um ativo 100% natural, extraído do cacto Opuntia, que possui ação diurética sem perdas de minerais. É muito conhecido como “drenagem linfática em cápsulas” e é distribuido no Brasil pela Galena.
Em algumas situações ou fases da vida, as mulheres apresentam alta retenção de líquidos em seu corpo. O Cactin por sua ação diurética auxilia no controle do peso corporal e na eliminação do excesso de líquidos.
Alguns estudos científicos já foram realizados com o produto, como demonstrado a seguir.
Estudos de Eficácia do Cactin
Estudo 1: Foi realizado um estudo para avaliar as propriedades diuréticas do Cactin, e seu efeito em tornozelos inchados. Foram separados dois grupos. O primeiro com 15 voluntárias do sexo feminino, com IMC entre 23 e 26. O segundo com 9 voluntárias com IMC menor que 25.
Em ambos os grupo, foram administrados 2 g de Cactin (divididos em duas doses de 1g de 12 em 12 horas) por dia, durante 9 dias.
O resultado está no gráfico abaixo:
Cactin ajudou a aumentar em mais de 27% a diurese nas mulheres do grupo com IMC<25 e houve uma redução de 68% na sensação de inchaço dos tornozelos das mulheres do grupo com IMC entre 23 e 26.
Estudo 2: Outro estudo foi realizado para avaliar a perda de peso promovida pelo Cactin. Foram 49 voluntárias usando 2 g de Cactin (divididos em duas doses de 1g de 12 em 12 horas) por dia, durante 28 dias.
Cactin proporcionou grande perda de peso corporal, em média de 3,3 kg. O placebo não resultou em nenhuma perda de peso.
Estudo 3: Estudo realizado para avaliar o efeito do Cactin na redução das medidas do quadril. Foram administrados 2 g de Cactin (divididos em duas doses de 1g de 12 em 12 horas) por dia, durante 28 dias.
Cactin promoveu redução de até 1,9 cm nas medidas do quadril, afinando a silhueta.
Além de ser um ótimo auxiliar no emagrecimento, ele contém em sua composição vitaminas, minerais, lipídeos bons, aminoácidos como cisteína e taurina, antioxidantes poderosos como glutationa, flavonóides, entre outros compostos fenólicos e betalaínas.
Os dois medicamentos são naturais estão disponíveis na farmácia de manipulação on line, Físico Farma, uma empresa do ramo de manipulação de formulados personalizados, em Belo Horizonte-MG, que atua com energia 100% renovável e trabalha com comprometimento para produzir os melhores produtos.