Farmácia de Manipulação

Super anabólicos: alimentos que vão te ajudar no ganho de massa magra

Se você gosta de cuidar do corpo e está ligado nas informações mais básicas sobre ganho de massa magra, já sabe que grande parte dos resultados só pode ser vista de fato com um cuidado especial na dieta. Nesse processo, o essencial é manter uma alimentação bem dividida, balanceada e distribuída – nada de banir grupos alimentares da sua alimentação, prática que pode te levar à deficiência nutritiva e graves problemas de saúde. 

Para te ajudar a ver os resultados da musculação com maior rapidez sem perder nada em riqueza nutricional, o blog Físico Farma elencou 5 alimentos saudáveis com um incrível potencial anabólico natural, além de explicar de maneira detalhada como cada um atua no organismo. Não dá pra deixar esses elementos de fora da sua dieta!  

O que torna um alimento anabólico?

mulher forte anabólico

Antes de mais nada, devemos compreender o que é anabolismo, essa palavrinha chave no ganho de massa magra. Este é o nome que damos ao processo no qual uma célula menor recebe moléculas diferentes e passa a ser maior – um processo, portanto, anabólico.

O catabolismo, em via contrária, envolve a perda de moléculas pelas células, em processo catabólico. Essas ações juntas formam o metabolismo, conjunto de processos do organismo que o faz funcionar em seu ritmo específico. 

Todas as células podem sofrer anabolismo, não só as células musculares. Portanto  a expressão “processo anabólico” não é sinônimo exato de ganho de massa magra. Entendemos, porém, que a intenção de anabolismo de alguém que pratica musculação é aumentar os níveis musculares, mantendo sempre um percentual baixo de gordura.

Lembramos, ainda, que manter níveis anabólicos significativos é fundamental para que os músculos cresçam – razão pela qual é tão complicado ganhar músculo ao mesmo tempo em que se perde gordura, um assunto extenso que poderia ganhar um post exclusivo aqui no blog!

Neste contexto, há dois tipos de alimentos anabólicos. O primeiro é aquele que fornece quantidades altas de proteína com baixo açúcar e baixos níveis de gordura. Naturalmente, esses itens promovem grande saciedade e fornecem o combustível necessário para que a fibra muscular estimulada sofra anabolismo, aumentando em tamanho e densidade. 

O segundo tipo é constituído por alimentos que estimulam hormônios anabolizantes. Eles não necessariamente possuem altos níveis de proteína, mas podem fazer com que a sintetização proteica pelos músculos seja facilitada. Combinados de maneira balanceada e obtidos através de fontes saudáveis, esses dois grupos podem criar uma dieta imbatível!

Conheça os 5 alimentos de maior potencial anabólico

Antes de apresentar nossos 5 alimentos chave para uma alimentação anabolica, lembramos que existem inúmeros outros elementos tão nutritivos quanto estes. A natureza nos oferece uma variedade incrível de ingredientes valiosos para uma nutrição completa, e seria impossível falar de todos com a propriedade necessária.  

Aqui, portanto, elencamos 5 dos seus maiores aliados no ganho de massa magra, tentando cobrir todos os macros de uma alimentação balanceada. Olha só:  

  • Peito de frango: o primeiro de nossa lista não poderia ser outro. O peito de frango representa muito bem o grupo dos alimentos ricos em proteína com baixíssimos níveis de gordura, em especial se preparado de maneira correta. Vale a pena incluí-lo em suas refeições diárias, com cuidado para não simplificar demais sua alimentação! Lembre-se de que todos os macros devem ser batidos.  
  • Batata doce: uma incrível fonte de carboidratos, muito necessários para que o organismo não entre em catabolismo muscular. Possui níveis baixos de gordura e é super saborosa!  
batata doce anabólico
  • Ovos: os ovos são fontes saudáveis de proteína e gordura, mas até aí você com certeza já sabia. Um ponto interessante e pouco explorado sobre esse alimento incrível são seus níveis de zinco e magnésio, importantíssimos na secreção de testosterona, um dos hormônios anabolizantes. 
  • Chocolate 100% cacau: sim, o chocolate pode ser uma fonte de lipídios saudáveis, super necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo os processos anabólicos. Escolha uma versão limpa, sem aditivos, gorduras hidrogenadas ou açúcar. 
chocolate anabólico
  • Alho: nosso tempero de todo dia ganha mais uma função importante na dieta. O alho é a principal fonte de alicina, substância que aumenta a liberação de testosterona e diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. 

E aí? Animado(a) para aperfeiçoar sua alimentação com esses alimentos poderosos que vão transformar sua disposição, saúde e ganho de massa? Tem dúvidas ou sugestões? Conta pra gente nos comentários! Respondemos todos com cuidado especial.

Para mais conteúdo sobre nutrição, saúde, atividade física e suplementação, não deixe de acompanhar as atualizações do nosso blog, que acontecem toda semana. Quer participar de uma comunidade incrível que adora saúde e não para de crescer? Siga já a página da Físico Farma no Instagram! Por lá a gente posta tudo de novo que acontece na loja e te deixa atualizado/a das novidades e promoções.

Nos vemos por lá!

Everton F. D. Col

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De volta ao topo