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Exercício aeróbico em jejum (AEJ): conheça essa possibilidade

Uma das informações mais buscadas em relação a treinos e exercícios são as opções que tem o emagrecimento como objetivo. Dentre das alternativas mais conhecidas para potencializar treinos e garantir resultados efetivos é o exercício aeróbico em jejum, ou AEJ. Mas até que ponto é possível garantir esses benefícios?

Qualquer prática que mude drasticamente nossa rotina exige adaptações e muito esforço, mas os limites não devem ser deixados de lado. Por isso, ao escolher um novo método para treinos, é importante unir a alimentação aos cuidados de médicos capacitados para te acompanhar nessa nova jornada.

Com essas necessidades em mente, você está se perguntando se os treinos aeróbicos em jejum são para você? Acompanhe as dicas da Físico Farma e entenda como cada benefício pode atrapalhar ou melhorar sua rotina de vida saudável!

Para completar seu conhecimento, confira também os 10 alimentos que queimam gordura!

Mas afinal, o que é o exercícios aeróbicos em jejum, ou AEJ?

Podemos considerar o AEJ um dos temas mais polêmicos quando o assunto é saúde e alimentação. Enquanto a prática é condenada por alguns que a consideram uma vilã da vida saudável, outros a elegem como queridinha na hora de movimentar o corpo em prol do emagrecimento.

Os exercícios aeróbios em jejum consistem, basicamente, na prática de atividades físicas aeróbicas sem uma alimentação prévia. Porém, diferente de outros modelos de jejum – como o intermitente, no qual o usuário deve ingerir líquidos pouco calóricos, como chás, café e termogênicos –, no AEJ os exercícios devem ser escolhidos com sabedoria.

Uma caminhada tranquila ao acordar, alguns minutos de pedalada ou até mesmo um treino rápido de natação podem ser ótimas opções na hora de escolher seus treinos AEJ. O dia anterior também é de extrema importância para adotar a rotina de exercícios em jejum, já que é nele que você vai garantir a energia necessária para obter sucesso.

Para apostar no tipo de exercício certo, tanto para suas necessidades quanto para a capacidade que esse tipo de prática permite, aporte na intensidade leve ou moderada, e sempre com um curto espaço de tempo. Comece com 10 minutos e, de acordo com sua evolução, aumente o tempo no máximo até 45 minutos.

Existem benefícios para os exercícios em jejum AEJ?

Nem todos conseguem se adaptar à rotina de exercícios, mas com o acompanhamento profissional certo, aqueles que se satisfazem no AEJ podem usufruir de seus benefícios. Uma das primeiras mudanças no corpo, e na mente, é a relação completamente diferente com a alimentação, já que cada refeição é pensada com muito cuidado.

Com um baixo nível de glicogênios, ou seja, a diminuição da reserva de energia, o organismo também busca por outras fontes mais saudáveis de combustíveis, como a gordura corporal. A longo prazo, os resultados aparecem na balança e na energia que esse tipo de prática é capaz de garantir. 

No emagrecimento, é possível diminuir de forma saudável a produção de insulina e eliminar as reservas de gordura no organismo. O metabolismo também é potencializado com as práticas do AEJ, assim como o processo digestivo e a desintoxicação do organismo de diferentes formas. 

Outra questão corporal, que também é beneficiada nesse processo de mudança extrema na alimentação e nos exercícios, é a parcela hormonal do organismo.  Com o aumento na produção do GH, hormônio ligado ao crescimento, seu corpo ganha aliados poderosos no processo de ganho de massa magra.

8 dicas de exercícios aeróbicos para fazer em jejum e emagrecer!

mulher barriga malhada

Apesar de exigir atenção e uma mudança radical na rotina de alimentação, os benefícios dos exercícios aeróbios em jejum compensam o esforço. Agora que você conhece um pouco mais sobre essa prática e seus possíveis resultados, fica mais fácil escolher as práticas para dar início a sua jornada.

Como a intenção aqui é encontrar exercícios de média ou baixa intensidade, práticas que podem ser realizadas em casa mesmo são uma ótima pedida. Pular corda é ótimo para queimar calorias e ainda garantir uma postura mais ereta de bônus. Não se esqueça de manter a atenção nos intervalos e ao seu tempo limite para cada dia.

mulher saltando AEJ

Outra opção divertida e que pode garantir ótimos resultados é escolher sua playlist favorita e praticar alguns minutos de cama elástica pela manhã. Com exercícios básicos e uma boa alteração das sequências de agachamento e salto, é possível garantir um treino rápido e prático para os dias mais corridos.

Quer economizar nos treinos, e ainda garantir uma potência maior para a força das pernas? Subir e descer escadas em um ritmo baixo, porém continua, pode ser o exercício ideal para quem tem um bom espaço disponível. Escolha o tênis certo e não abra mão da garrafinha de água para te acompanhar.

mulheres fazendo agachamento

A zumba ganhou espaço nas academias do Brasil todo, e a união dos ritmos latinos, com uma sequência divertida de exercício, parece ser perfeita para começar o dia, não é mesmo? Além de queimar as calorias e melhorar o equilíbrio, você garante energia para todas as atividades do dia!

Apesar de controverso, os exercícios aeróbicos em jejum, ou AEJ, podem ser o falta para sua rotina saudável finalmente começar a oferecer resultados perceptíveis. Confira mais dicas sobre saúde aqui no nosso blog, e não deixe de acessar também todas as principais ofertas do site Físico Farma!

Everton F. D. Col

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